© 1999-2026 Paroquias.org |
|
 |
Notícias
|
|
|
Papa deve parar e repousar 2001-01-03 22:07:21 Um dos médicos do Papa, o professor Gianfranco Fineschi, defendeu que João Paulo II deve "parar e repousar", numa entrevista que é hoje publicada na revista italiana Oggi.
"Cada vez que ele parte em viagem ou quando se cansa durante uma cerimónia oficial, eu tenho algum temor do que lhe possa acontecer", afirmou o professor Fineschi, médico ortopedista que tem tratado várias vezes João Paulo II desde o atentado cometido contra o Sumo PontÃfice em 1981.
As várias intervenções cirúrgicas a que foi submetido e a doença de Parkinson têm-no feito sofrer bastante, disse o médico. "O Santo Padre tem uma musculatura formidável, de nadador, mas sem a ajuda de Deus não lhe teria sido possÃvel manter-se em actividade", estimou.
João Paulo II, com 80 anos, foi por várias vezes vÃtima de tormentos ao nÃvel da saúde nos últimos anos. A sua última hospitalização foi em Outubro de 1996 quando teve de ser operado a uma apendicite.
Desde esta operação, a doença de Parkinson manifestou-se de uma forma mais evidente com tremores frequentes da mão esquerda e uma frouxidão dos músculos da parte esquerda da face. O que lhe dá, por vezes, um ar severo e dificuldades na dicção. E já não se move sem a ajuda de uma bengala.
Fonte DN
|
voltar
|
 |
|
|