Jovens crescem na fé
2002-07-22 14:27:23

Pela primeira vez depois dos anos 60, os jovens parecem mais religiosos do que as gerações anteriores, diz o mais recente inquérito do "European Values Survey".

Os dados, publicados no número de Julho-Agosto da revista francesa "Futuribles", são interessantes porque dão conta da atitude dos jovens europeus face à família, trabalho, amizade, religião, política e normas sociais e morais.
A família é o valor mais importante para 89% dos europeus. Em segundo lugar, embora distanciado, aparece o trabalho, importante para 54% dos entrevistados.
A religião é importante para 17%, enquanto a política só interessa a 8% das pessoas. A tendência da queda progressiva do sentimento religioso está a inverter-se, confirma o documento - os nascidos depois de 1964 mostram-se mais religiosos do que os seus pais.
Mas, se é verdade que os jovens de hoje são mais sensíveis à religião, isso não significa que frequentem mais as igrejas. Segundo o inquérito, a prática religiosa continua em queda.

O inquérito também diz que os jovens se declaram interessados nas cerimónias religiosas e dão muita importância às respostas da Igreja aos problemas morais e familiares. Por outro lado e em relação aos anos 90, crêem mais na vida depois da morte, no céu e no inferno, e num Deus pessoal.
Um novo interesse religioso, impensável há 30 anos, é evidente nos países do Leste, mas igualmente na Alemanha, Portugal, Itália, Suécia e Dinamarca.

Fonte JN