Aceite renúncia de arcebispo
2001-01-03 22:06:12

Santa Sé autorizou pedido de D. Manuel Vieira Pinto, em Nampula desde a independência de Moçambique, devido ao seu débil estado de saúde

A Santa Sé autorizou a renúncia de D. Manuel Vieira Pinto, arcebispo de Nampula, ao cargo e nomeou em seu lugar o actual bispo de Pemba, o moçambicano Tomé Makhweliha, disse à Agência Lusa fonte da Nunciatura Apostólica em Maputo.
Manuel Vieira Pinto, padre português ao serviço da diocese de Nampula desde o período antes da independência de Moçambique, apresentou o pedido de resignação devido à sua avançada idade, em conformidade com o Código de Direito Canónico.

Segundo o código, todos os bispos podem apresentar o pedido de renúncia ao cargo a partir dos 75 anos, cabendo à Santa Sé autorizar ou mandar aguardar momento mais oportuno.

Em Moçambique, pelo menos, três bispos já apresentaram o pedido de resignação, nomeadamente D. Alexandre Maria dos Santos, arcebispo de Maputo, e Luiz Gonzaga, bispo de Lichinga (Niassa), ambos com mais de 75 anos, mas a Santa Sé mandou aguardar melhor momento, "devido à dificuldade em encontrar bispos mais novos", segundo disse à agência Lusa fonte da Igreja Católica.

Manuel Ferreira, um padre jesuíta português, referiu que a autorização dada ao arcebispo de Nampula ficou a dever-se ao seu débil estado de saúde, prevendo-se a sua deslocação a Portugal para tratamentos. Contudo, acrescentou, de acordo com o conhecimento que tem de D. Manuel Pinto, o seu desejo seria permanecer em Nampula, atendendo ao "amor que tem por aquele povo".

Fonte DN