Freixo, Nova Igreja em 2003
2002-07-21 13:54:03

Um "valor excepcional" exige "medidas excepcionais". Foi assim que o Ippar reagiu à mais recente descoberta arqueológica na Igreja Paroquial do Freixo, em Marco de Canaveses. Com vista à musealização do sítio e à sua apresentação ao público, este organismo decidiu já, em conjunto com o padre responsável pela paróquia local, construir um espaço de culto alternativo.

Quando isso acontecer, no velho templo só se manterão acções de culto excepcional, como baptizados, festas religiosas e procissões. Segundo Lino Tavares Dias, a nova igreja poderá estar concluída ainda em 2003. Para isso, sublinha o arqueólogo, "estamos a tentar que este projecto tenha condições de excepcção".

Em linhas gerais, o protocolo que está a ser preparado entre o Ippar e a Paróquia do Freixo indica que, até ao final do mês de Setembro, a primeira instituição finalize os trabalhos de escavações e de conservação preventiva, bem como a trasladação de alguns restos mortais - só vão ser trasladados para o cemitério local os corpos enterrados durante o século XX, as restantes ossadas vão ser objecto de investigação por uma equipa de antropólogos que se encontra no terreno. Nessa altura, o culto religioso regressará à actual igreja, onde será instalado um pavimento provisório e um sistema de monitorização para acompanhar o estado de conservação dos achados primitivos. A investigação, tratamento, conservação e escavação integral de todo o local, bem como a respectiva musealização, só serão retomados quando a nova igreja estiver concluída.

O financiamento para a construção do novo templo está ainda em estudo, mas tudo indica que, além do Ippar, a Igreja também vai participar na empreitada. À partida, este projecto está a ser bem aceite pela Igreja - cujo pároco, António de Freitas Carvalho, o PÚBLICO não conseguiu contactar -, bem como pela população local. "As pessoas compreendem a importância destes achados e estão receptivas a encontrar uma solução que contribua para o bem comum", sublinha Manuel Couto, presidente da Junta de Freguesia do Freixo.

Fonte Público