Paróquias Gémeas
2002-07-16 21:19:11

A paróquia de São Miguel de Apúlia, Esposende, e a de São Tiago de Pedra Badejo, concelho de Santa Cruz, Cabo Verde, celebraram este Sábado, uma acordo de geminação. D. Jorge Ortiga presidiu à celebração eucarística e fez votos que aquele acto possa ser uma “semente na linha do Evangelho”.

Para o Pe. Manuel Neiva, pároco da Apúlia, esta é uma oportunidade da sua comunidade sentir que está inserida na Igreja Universal e ganhar um sentido missionário”. O projecto de geminação “ainda está a nascer”, apesar de já em 2001 um grupo de paroquianos acompanhados pelo pároco ter visitado, a Paróquia de S. Tiago de Pedra Badejo. Para já a recolha de ofertas entre jovens e adultos rendeu a quantia de 2.812 euros, enquanto que a recolha das ofertas das crianças totalizou a quantia de 2.188 euros. A Associação Social, Cultural e Recreativa de Apúlia (ASCRA) ofereceu uma televisão e um vídeo para o Jardim de Infância de São Tiago e comprometeu-se a pagar as obras da cobertura do mesmo.
A “adopção” de crianças à distância, através da criação de bolsas de estudo e a deslocação de um grupo de jovens a Cabo Verde no verão de 2003, serão alguns dos projectos a longo prazo. Em declarações à Agência ECCLESIA, o Pe. Neiva afirmou que da paróquia de Cabo Verde, esperam essencialmente o seu testemunho, estando a ser já estabelecidos contactos ao nível dos grupos paroquiais, como os escuteiros, grupos corais, Legião de Maria e Catequistas. A Geminação “é um compromisso de criarmos laços de unidade, comunhão e colaboração; todos temos a dar e todos temos a receber”, “Este acto não pode ficar no papel; tem que passar para a nossa vida; que passar à acção; só com acções concretas é que sentimos a geminação”, referia o último boletim paroquial da vila de Apúlia.
D. Jorge Ortiga, disse aos paroquianos e à delegação de Cabo Verde, composta pelo Pe. Gil Losa, natural de Esposende e por quatro leigos, que “a paróquia renovada para o novo milénio tem de ser aberta, com uma fé que se inquieta com a solução de todos os homens em qualquer parte do mundo».O prelado acrescentou ainda que o acto de geminação concretiza as orientações do Concílio Vaticano II, que provocou uma reviravolta na Igreja , embora, “para muitas comunidades, o Concílio Vaticano II continue a ser letra morta”.