paroquias.org
 

Notícias






Arte sacra no Correio Velho
2002-07-13 11:51:00

O PALÁCIO do Correio Velho já agendou os seus últimos leilões da temporada, sendo o mais importante dia 18 de Julho, que levará à praça uma colecção particular composta por 158 lotes. Na pintura destacam-se dois quadros: um de Julião Sarmento, denominado «Árvores», uma técnica mista sobre tela, assinado e datado de Abril 1992, com uma estimativa entre os 25 mil e os 40 mil euros. Uma Técnica mista sobre platex de Cruzeiro Seixas é outro dos lotes na pintura que deverá chamar a atenção de coleccionadores.


Assinado e datado de 1970 e com as dimensões 99,5cmx79,5cm, o valor estimativo deste quadro oscila entre os 35 mil e os 50 mil euros. Além de várias outras obras deste autor, de referir, na pintura, Almada Negreiros e Dórdio Gomes.

A arte sacra e imagética religiosa é outra categoria com lotes importantes e que Luís Castelo Lopes, do Palácio do Correio Velho, salienta que «nos últimos anos tem assistido a uma forte valorização». Um trecho de Presépio do século XVIII, atribuído a Silvestre de Faria Lobo (c. 1725-c.1786), é um destes lotes a referir. Trata-se de um grupo de figuras em terracota policromada, com reforços em madeira pertencentes a um grande presépio e a sua base de licitação é de 10 mil euros. Ao nível da porcelana companhia das índias, de salientar uma terrina com tampa e travessa modelo «Chapeau chinois», inspirada segundo modelo da porcelana de Delft, com decoração e esmaltes da família rosa e dourado representando arranjos florais. Datada do reinado de Chien-Lung, a terrina tem uma altura de 32cm, e um comprimento de 38cm e a travessa um comprimento de 44,5cm. O valor do lote poderá oscilar entre 15 mil e 25 mil euros.

A exposição realiza-se entre os dias 15 e 17.

No dia 22 realiza-se o último leilão do Palácio do Correio Velho, que será uma «colonnade» de vários lotes que não foram vendidos de leilões anteriores.


Fonte Expresso

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia