paroquias.org
 

Notícias






Santa Sé com défice financeiro
2002-07-10 20:00:07

Ao fim de 8 anos a apresentar balanços financeiros positivos, a Santa Sé apresentou, dia 5 de Julho, um défice de 3,62 milhões de dólares, relativo ao ano de 2001. Os resultados foram divulgados em conferência de imprensa, na Sala de Imprensa do Vaticano, pelo Presidente da Prefeitura dos Assuntos Económicos da Santa Sé.


Segundo revelou o Cardeal Sergio Sebastiani, os gastos gerados pela gestão administrativa e pelos 2671 empregados da Cúria Romana foram, em 2001, de 176,5 milhões de dólares. As entradas em caixa ficaram-se pelos 173 milhões de dólares.
De acordo com D. Sebastiani, o resultado negativo é fruto de 3 factores. Não tendo ficado imune aos efeitos dos atentados de 11 de Setembro, o sector financeiro da Santa Sé teve uma forte diminuição de receitas, devido às flutuações das bolsas mundiais, onde a Santa Sé tem investido grande parte do seu património financeiro, fruto das indemnizações do Estado italiano, pela expropriação de territórios pontifícios, no início do século XX.
Além disto, o Cardeal Sebastiani aponta também o aumento dos gastos da actividade institucional da Santa Sé, com a abertura de novas nunciaturas apostólicas e com a manutenção e restauração de bens imóveis. Por último, contribuiu também, para o défice nos resultados financeiros de 2001, o aumento dos gastos com os meios de comunicação social da Santa Sé.
Este balanço financeiro é, no entanto, totalmente independente do da Cidade do Vaticano, no qual se incluem os seus museus, farmácia, supermercado, empregados e restante vida ordinária da cidade. Neste caso, os resultados de 2001 apresentaram um lucro de mais de 12 milhões de dólares.


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia