Catequese de adultos
2002-07-11 19:58:35

A Catequese de adultos “é sempre especial, na medida em que os adultos têm uma vida estruturada e portanto, com convicções, o que pode oferecer alguma resistência à Catequese”. Por outro lado, “a experiência de vida permite que não seja um Catequese teórica, mas em ordem á transformação”.

A afirmação é do Pe. Querubim Silva ao comentar o sétimo Encontro Nacional de Catequese de Adultos, que decorreu este Sábado, em Fátima.
O objectivo destes encontros é “por um lado proporcionar algum tema de aprofundamento ao mesmo tempo que constitui uma oportunidade de partilha de realizações e preocupações, por parte dos participantes”, que são na sua maioria responsáveis de grupos e animadores., mas também responsáveis diocesanos.
D. António Marto, proferiu uma conferência sobre a Catequese de Adultos à luz da N.M.I., tendo apresentado o episódio dos discípulos de Emaús, como um verdadeiro itinerário catequético. Da parte de tarde seguiu-se uma partilha de algumas formas que poderão ser Catequese de adultos. Se por um lado o Catecumenato, corresponde à iniciação cristã, existem outros percursos de Catequese organizada e sistemática para os baptizados afastados da Igreja ou para os mais indiferentes, como é o caso dos Cursilhos ou mesmo da Teologia à distância, que mistura a formação teológica com a Catequese.