Igreja desmontada peça a peça
2002-07-09 18:19:24

A Igreja pré-fabricada do Alto da Eira, instalada ali há 11 anos, deverá ser deslocada do local onde se encontra, apurou o JN junto do gabinete da Acção Social da Câmara de Lisboa.

A questão foi colocada na passada quinta-feira pela vereadora responsável pelo pelouro, Helena Lopes da Costa, durante uma campanha de demolições realizada na Quinta do Gusmão (Alto da Eira) e que já derrubou as construções envolventes.
O templo pré-fabricado está justamente dentro da área a demolir. A vereadora optou por convocar, esta semana, uma reunião com os representantes da Paróquia da Penha de França para, em conjunto, encontrarem uma solução.
Uma das hipóteses em estudo é a demolição total da estrutura, compensada pela passagem do templo para uma loja situada na Avenida Mouzinho de Albuquerque. A outra passa pela desmantelamento, peça a peça, transferindo a Igreja para um terreno também próximo da mesma artéria, propriedade da Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL).
Esta última hipótese colheu mais consenso junto dos párocos da Penha de França, revelou fonte municipal. O assunto será ainda alvo de uma reunião do conselho pastoral e, posteriormente, de negociações com a EPUL.

Fonte JN