paroquias.org
 

Notícias






Jesuítas Desiludidos com Cimeiras
2002-07-04 13:59:44

O Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS, da sigla inglesa) manifesta-se desiludido com os resultados das cimeiras do G8, no Canadá, e da UE, em Sevilha. Segundo esta organização dos padres jesuítas de apoio aos refugiados, a reunião do G8 não abordou as medidas vitais para promover o futuro de África e resolver os seus problemas com os refugiados.



Os elevados impostos aos bens provenientes dos países africanos e o investimento em infra-estruturas no continente africano não foram tratados na reunião dos oito países mais desenvolvidos. Dos entre 15 e 20 mil milhões de euros pedidos para saldar a dívida externa, foram apenas concedidos mil milhões e, dos 35 mil milhões pedidos para ajuda ao desenvolvimento, os países africanos receberão somente 12 mil milhões.

"Os resultados desiludem e era necessário muito mais", afirma o director do JRS Europa, John Dardis. "A Europa prepara-se para gastar milhões de euros no controlo das suas fronteiras, mas não consegue arranjar dinheiro para as causas profundas da emigração." Ainda segundo este dirigente da JRS, tendo em conta os resultados da reunião do G8 e de Sevilha, o mês de Junho não foi um bom mês para a causa dos refugiados.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia