paroquias.org
 

Notícias






Oposição ao padre acaba mal
2000-12-26 23:27:41

Na freguesia de Bendada, no Sabugal, apoiantes e contestatários à presença do pároco desentenderam-se, acabando à facada.

Uma cena de facadas na freguesia de Bendada, concelho de Sabugal, distrito da Guarda, quando decorria a Missa do Galo, provocou três feridos, um dos quais em estado grave, informou à Lusa fonte da GNR.
O incidente envolveu apoiantes e contestatários da permanência do pároco local, Manuel Janela. A mesma fonte da GNR disse que os acontecimentos surgiram na sequência de discussões entre pessoas que pretendiam ir à celebração litúrgica e outros que se opuseram à realização da missa pelo referido sacerdote.

Os feridos ligeiros receberam tratamento no Centro de Saúde de Sabugal, enquanto o mais grave foi encaminhado para o Centro Hospitalar da Cova da Beira. A normalidade foi reposta depois da intervenção de forças da GNR destacadas para a localidade.

As divisões locais relativamente ao padre Manuel Janela levaram à pintura de diversas inscrições na via pública, muros, estradas e montes sobranceiros à freguesia com dizeres vários, nomeadamente "padre rua" e "padre e criada fora da Bendada".

Recorde-se que no dia 8 de Novembro, o Tribunal do Sabugal condenou dois indivíduos residentes na freguesia por injúrias proferidas contra o padre, depois de alegadamente terem sido descobertos pela criada Suzete a pintar algumas inscrições num contentor com a seguinte frase: "O padre é lixo".

Os arguidos Carlos Marques e Nelson Pereira foram condenados ao pagamento solidário de 250 contos, tendo este último sido ainda penalizado ao pagamento de 105 contos como cúmulo jurídico por crimes de difamação e ameaças ao sacerdote.


Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia