Grupos Bíblicos vivem em Fátima Festa Nacional da Palavra
2002-07-02 00:04:27

Os grupos Bíblicos, vindos de todo o país, viveram em Fátima, nos dias 29 e 30 de Junho a festa nacional da Palavra. Foi o XXIII Encontro Nacional dos Grupos Bíblicos que encerrou mais um ano de estudo e meditação sobre a Palavra de Deus.

Povo Sacerdotal era este ano o tema proposto pela Semana Bíblica Nacional, realizada em Agosto do ano passado. Foi à volta deste tema que se desenrolaram as encenações que animaram a tarde de sábado e a manhã de Domingo no Centro Paulo VI, em Fátima. “É um ambiente festivo, de uma alegria cristã, a fechar com representações o tema bíblico deste ano que é riquíssimo: a Igreja como povo sacerdotal”. As palavras são de Frei Herculano Alves, Franciscano Capuchinho que há longos anos participa na organização destes encontros.

A festa era da Palavra, a Deus, e a Diocese de Aveiro deu início a uma maratona de representações onde os actores eram aqueles que, um pouco por todo o país, se reúnem semanal ou quinzenalmente para ler a Bíblia. O Livro Sagrado chegou ao anfiteatro Paulo VI num moliceiro, os característicos barcos da Ria de Aveiro. Um pequeno cortejo levou até ao palco os produtos que caracterizam Aveiro, desde os moliceiros ao sal, passando pelos ovos moles. Em cima da embarcação, os Escritos Sagrados que foram descendo os degraus do Paulo IV para subirem ao palco e por ali ficarem até ao final da representação das várias histórias nelas contidas.

Este encontro realiza-se já há 23 anos e é dinamizado pelos Franciscanos Capuchinos. Juntamente com os Secretariados Regionais e os Grupos querem incrementar a leitura e a medição, em conjunto, da Bíblia em cada paróquia. “É uma pena que em cada paróquia ainda não haja um grupo bíblico”, lamentou Frei Herculano à Ecclesia. Para este religioso, o estudo em grupo da Palavra de Deus “enriquece cada pessoa na comunhão com os outros”.

É por isso que a XXIV Semana Bíblica Nacional, a realizar já no próximo mês de Agosto, adopta como lema “em cada família uma Bíblia, em cada paróquia em Grupo Bíblico”.