paroquias.org
 

Notícias






Mensagem de Natal: Patriarca de Lisboa pede apoio para imigrantes
2000-12-26 23:21:53

O Patriarca de Lisboa, D. José da Cruz Policarpo, pediu ontem maior apoio aos imigrantes estrangeiros em Portugal, a quem dirigiu uma saudação especial na sua mensagem de Natal.

O religioso pediu que o Estado encontre caminhos "inovadores de uma legislação justa, criativa, protectora das pessoas" para estes indivíduos.
D. José da Cruz Policarpo comparou os imigrantes à família de Jesus no momento do seu nascimento, que também foi obrigada a deixar o seu país. "O nosso país tem sido pátria de refúgio de milhares e milhares de deslocados que procuram entre nós uma vida melhor. Mas trazem consigo o drama do desenraizamento cultural e familiar, a insegurança da clandestinidade, a ameaça da exploração fácil e indefesa", lembrou o religioso.
D. José Policarpo pediu que "cada português" acolha os imigrantes "como irmãos", que os patrões os tratem com justiça e que não haja aproveitamento da "insegurança" destes indíviduos.
A mensagem de Natal de D. José Policarpo frisou também o ano de Jubileu e estendeu a sua mensagem de Natal aos crentes de outras religiões e mesmo aos que, disse, "sem terem o dom da fé buscam o sentido nobre da vida, assente em valores de paz, de fraternidade e de justiça".



voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia