Consagrados do terceiro milénio
2002-06-29 17:15:38

Um convite aos consagrados para que entrem, com a riqueza dos seus dons carismáticos e apostólicos, no despertar pastoral e espiritual promovido pelas celebrações do Grande Jubileu do ano 2000 e relançado pelo Papa na Carta Apostólica “Novo Millenio Ineunte”. É este o objectivo da Instrução “Partir de Cristo – um renovado compromisso da vida consagrada no terceiro milénio”, publicado dia 14 de Junho pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

O documento indica a “necessidade de uma forte vida espiritual para uma renovada qualidade da vida consagrada”. Traçando um quadro da situação actual da vida consagrada, o documento denota “a tentação da eficiência e da acção a todo o custo, o individualismo dominante”, e ainda “a diminuição e envelhecimento dos membros das institutos e congregações religiosas”.
Perante estes desafios, o documento aponta a formação como “o caminho para uma nova qualidade da vida consagrada”. Um caminho em que estão incluídos, fica sublinhado, “os superiores, as comunidades e cada um dos consagrados”.
Assim, convida-se a serem seguidas as indicações deixadas pelo Papa na “Novo Millenio Ineunte”. Deixando desde logo a pista a seguir, o documento recorda que “quando a Palavra de Deus, a oração e a eucaristia são o motor da vida consagrada, a espiritualidade tende a ser naturalmente uma espiritualidade de comunhão”.
As últimas das 60 páginas do documento, aborda o objectivo de os consagrados serem “Testemunhas do Amor”. A missão dos consagrados qualifica-se como “serviço à dignidade da pessoa numa sociedade desumanizada, porque a primeira e mais grave pobreza do nosso tempo é a indiferença com que são espezinhados os direitos da pessoa humana”. A Instrução reserva ainda uma atenção especial à “necessidade de que os consagrados estejam na primeira linha do diálogo com todos: irmãos separados, fiéis de outras confissões religiosas e mesmo religiões”.
Os institutos são convidados a reflectir sobre seus carismas e tradições para os colocarem “ao serviço das novas fronteiras da evangelização”.