CRIANÇAS EM FÁTIMA PEDEM UNIÃO DE TODAS AS RELIGIÕES
2002-06-11 21:31:50

As crianças das dioceses portuguesas pediram ontem, em Fátima, a união das religiões pela oração na construção de uma paz duradoura no Mundo, na sua peregrinação anual à Cova da Iria, que segundo os serviços do Santuário reuniu 175 mil pessoas, 25 mil das quais jovens.

Participada por grupos oriundos das paróquias de Norte a Sul do País, a XV Peregrinação das Crianças encheu o Santuário de cor, música e alegria, numa grandiosa festa da catequese.

"Primeiro vieram as crianças de autocarro e depois chegaram os pais para as vir buscar", segundo o comandante distrital de Santarém da PSP, Levy Cardoso, que sublinhou o facto desta peregrinação mobilizar mais fiéis do que muitas das celebrações do dia 13.

As crianças concentraram-se na escadaria da Basílica, de frente para o altar instalado no recinto, responderam com entusiasmo às perguntas sobre Deus formuladas antes da homilia e partilharam com convicção os pedidos lançados na oração dos fiéis.

"Que entre as diferentes religiões da terra todos se unam pela oração e o diálogo na construção de uma paz duradoira, para que seja glorificado o vosso nome, Deus nosso Pai", afirmou uma das duas crianças escolhidas para a leitura da oração aos fiéis.

O caminho da conversão foi apontado também por D. Manuel Madureira Dias, bispo do Algarve, ao referir a beata Jacinta Marto como um exemplo de alguém que nos ensina "a pedir a conversão dos pecadores para termos paz no Mundo".

O presidente da peregrinação considerou o dia de ontem como "uma festa para os meninos e meninas da catequese do País inteiro", convidando a assembleia a pedir uma ajuda a Nossa Senhora de Fátima na difícil tarefa de acabar com os conflitos armados a nível mundial.

Subordinadas ao tema "O nome de Deus é paz", as cerimónias religiosas na Cova da Iria serviram para transmitir aos jovens uma mensagem de respeito pelo criador. "Não invocar o nome de Deus na mentira, nas anedotas, em falsas juras, em maus pensamentos, em más palavras ou acções", eram algumas das frases inscritas numa faixa colocada no recinto.

Antes da cerimónia do adeus à Virgem, os serviços do Santuário distribuíram uma agenda anual às crianças e entregaram uma medalha de reconhecimento à irmã Maria Isolinda, responsável pela organização da peregrinação das crianças há 25 anos.

Surpreendida com a distinção, a religiosa reconhece que este foi um sinal de incentivo para continuar a trabalhar na difícil missão de evangelizar os jovens.

Fonte CM