DESPORTISTAS CELEBRAM JUBILEU
2000-12-18 00:29:10

"Que o 3o milénio possa trazer um futuro cada vez mais digno para o desporto" foi o desejo expresso por D. Tomás Nunes, bispo auxiliar de Lisboa, que presidiu à celebração eucarística do Jubileu dos Desportistas, realizada ontem no Mosteiro dos Jerónimos, em Belém.

Organizado pela equipa de iniciação desportiva da Paróquia da Amadora, com o apoio do Patriarcado de Lisboa, o Jubileu dos Desportistas integrou um rally-paper, que contou com a participação de oito equipas (compostas por três elementos cada). A prova iniciou-se por volta das 13h00, do Parque Eduardo VII, e passou pela Igreja do Campo Grande, Presépio do Jubileu, exposto na Alameda, e Sé, tendo terminado junto ao Mosteiro dos Jeróni-mos, onde decorreu a celebração eucarística jubilar. Começando por saudar os desportistas presentes, D. Tomás Nunes lembrou que "o desporto é uma actividade que, progressivamente, se tem vindo a expandir e a promover aspectos de grande importância do ponto de vista educativo e espiritual: o ideal de vida alegre e saudável, a aplicação da inteligência e da vontade, o sentido da gratuidade, o espírito de equipa e de solidariedade, a competição que respeita os outros, a ocupação enriquecedora dos tempos livres dos praticantes e dos espectadores, o clima de alegria e de festa". Relembrando as palavras do Papa João Paulo II, ditas no Encontro Internacional sobre Desporto, repetiu: "As potencialidades do fenómeno desportivo tornam-no um significativo instrumento para o desenvolvimento global da pessoa e um factor mais útil do que nunca para a construção de uma sociedade mais à medida do homem"; "O desporto não é o fim mas o meio; pode tornar-se veículo de civilização e de genuíno entretenimento estimulando a pessoa a dar o melhor de si ou para o próximo."

Alerta

D. Tomás Nunes alertou, contudo, que o desporto não está isento de erros e desvios, podendo até, em alguns casos, transformar-se numa ameaça ao desenvolvimento humano. "Com demasiada frequência assistimos à violência e à competição desregrada, à tendência para exacerbar o desenvolvimento do corpo", lembrou, considerando que "o desporto passou a adquirir características empresariais, onde os interesses económicos e políticos e de captação de audiências manipulam os espectadores e transformam os praticantes em verdadeiros escravos que se compram e vendem". "Às escolas exige-se particular atenção neste ponto", afirmou, justificando que o desenvolvimento das crianças e os jovens requer projectos educativos para além do desporto. A concluir, o bispo auxiliar de Lisboa solicitou: "Rezemos para que o mundo do desporto se abra aos valores da dignidade humana e para que os jovens possam beneficiar de melhores condições para a prática desportiva, para que encontrem no desporto um meio de crescerem e se desenvolverem". O Jubileu dos Desportistas terá a sua última iniciativa no dia 7 de Janeiro com uma corrida aberta a todos os que queiram participar. Agendada para as 15h00, os participantes sairão da Sé de Lisboa com destino ao Mosteiro dos Jerónimos. Segundo Ricardo Carmo, organizador do jubileu, para participar basta ligar para o número de telefone 966077079 ou através do fax 21494 5095. O mesmo responsável referiu ainda que foram distribuídas fichas de inscrição pelas paróquias de Lisboa.

Fonte CM