paroquias.org
 

Notícias






O Papa retoma o comentário dos salmos e comenta o Salmo 147
2002-06-06 22:47:54

O Papa João Paulo II retomou durante a audiência da Quarta-feira seu já habitual comentário dos salmos que compõem a Liturgia das Horas, abordando o Salmo 147, “A Jerusalém reedificada”.


Ao se referir ao salmo que reza nas Laudes da Sexta-feira da Segunda Semana, o Pontífice explicou que este Salmo refere-se à Palavra de Deus, “que 'corre veloz' sobre a face da terra, mas se relaciona também com a Eucaristia, verdadeira 'flor do trigo', dada por Deus para 'saciar' a fome do ser humano”.

Neste Salmo, continuou, “há três momentos de louvor, introduzidos por um convite à cidade santa, Jerusalém, para que glorifique e louve a seu Senhor. Em um primeiro momento vemos a ação histórica de Deus”, que protege a cidade de Sião e a seus filhos.

O Papa explicou que na segunda parte do Salmo, “Deus se apresenta sobretudo como criador. A ação criadora se relaciona em dois momentos com a palavra divina”, que “é a origem do frio e do calor, do ciclo das estação e do fluir da vida na natureza. A humanidade é convidada a reconhecer e a dar graças ao Criador pelo dom fundamental do universo, que a rodeia, a faz respirar, a alimenta e a sustenta".

Finalmente, referiu-se ao terceiro momento do hino de louvor "a Palavra divina outorga a Israel o dom precioso da Lei e da Revelação. A Bíblia é o tesouro do povo eleito ao que se deve recorrer com amor e adesão fiel".

"Do mesmo modo que há duas ações gloriosas de Deus na criação e na história, existem duas revelações: uma inscrita na mesma natureza e aberta a todos, e outra doada ao povo elegido, que deverá testemunhar e comunicar a toda a humanidade e que se encontra na Sagrada Escritura. Duas revelações diferentes -terminou-, mas um só Deus e uma só Palavra".


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia