paroquias.org
 

Notícias






Um contributo da juventude de Cabo-Verde
2002-06-06 22:44:27

Costuma-se dizer que trabalhar hoje com a Juventude não é tarefa fácil. E isto por várias razões que todos nós sabemos. Uns dizem que é tempo perdido outros afirmam que a nossa juventude está decididamente desorientada. Aquela geração que alguns apelidaram, há uns anos atrás, de geração rasca.

A juventude em qualquer sociedade acaba sempre por ser, ao mesmo tempo, vítima e força. Contudo não deixa de ser gratificante e ao mesmo tempo incentivador apostar seriamente nos nossos jovens. São eles o futuro do amanhã. E esse futuro depende, em grande medida, da aposta séria que fazemos nos e com os nossos jovens.
È a Igreja que ultimamente, pela voz do nosso Pastor, João Paulo II, vem reafirmando a missão concreta que os jovens devem assumir na sociedade e dentro da própria igreja. Missão essa que passa essencialmente pelo testemunho e exemplo de vida. Por uma vida toda ela apostada e alicerçada na pedra angular da nossa Juventude que é o próprio Jesus Cristo. E esta aposta clara por Cristo traduz-se por vivências e experiências de vida muito concretas: testemunhar corajosamente o evangelho; inconformismo com o mundo presente; transformação da mente e do coração; redescoberta das nossas raízes cristãs; fidelidade e perseverança à mensagem cristã; primazia do absoluto de Deus; evitar a mediocridade e o conformismo; reafirmar a nossa fé no mundo actual; por uma vida de santidade; pelo estudo e oração da palavra de Deus; pela graça sacramental da reconciliação e eucaristia. Foram estes os últimos apelos que o Santo Padre nos deixou, a nós, Jovens, por ocasião do dia da Juventude.
“É a hora da Missão!”. É este o grande convite que a Igreja actualmente nos faz. É a hora de deixarmos as nossas trincheiras e seguranças pessoais e fazermo-nos ao lago. É a hora de nos empenharmos a sério, na construção de um mundo melhor e de uma juventude mais comprometida com os valores do Reino e do Evangelho. É a hora de sermos mais missionários e missionárias. É a hora de sermos os santos do terceiro milénio.
É neste mesmo espírito que nós Missionários do Espírito Santo a trabalhar na Paróquia de S. Miguel Arcanjo, ilha de Santiago – Cabo Verde, procuramos dinamizar a nossa juventude para um maior comprometimento na Igreja e na sociedade.
Nos passados dias 23 e 24 de Março, inseridos no Domingo de Ramos e tradicionalmente dia da Juventude, tivemos o nosso Dia Paroquial da Juventude com o lema proposto pelo Santo Padre: “Vós sois o sal da terra, Vós sois a Luz do mundo”. A partir deste tema reunimos todos os nossos responsáveis de Jovens para um dia de inteira reflexão, oração e convívio. Assim. O dia de sábado foi dedicado a duas conferências. A primeira com o tema “Ser jovem cristão, hoje” orientada pelo Pe. Nuno, onde se salientou a necessidade e a urgência de o jovem cristão ter a capacidade e a coragem de se deixar transformar não pelo mundo e sua influência mas pelo evangelho de Cristo. E com este lutar por um mundo melhor. A segunda conferência, proferida pelo seminarista Angelino, diocesano, que irá ser ordenado na nossa Paróquia no próximo dia 04 de Agosto, sob o tema “Jovem: sede sal da terra e luz do mundo”. A partir da mensagem do Santo Padre, ressaltou a importância de sermos jovens cristãos mais pelo testemunho e coerência das nossas vidas do que por aquilo que possamos fazer ou dizer.
Da parte da tarde tivemos uma feira jovem, onde fizemos uns jogos tradicionais com o objectivo de criar bom ambiente e boa disposição entre os responsáveis de jovens da nossa Paróquia. Houve até quem conseguiu colocar a sua cara numa bacia cheia de farinha e água com a grande missão de arrancar de lá, com a boca, um simples rebuçado. É também a hora da nossa missão!
À noite, juntamente com todo o povo, tivemos uma grande vigília de oração jovem em que rezamos e reafirmamos o nosso compromisso de sermos, cada vez mais, sal e luz nas nossas vidas e no nosso meio. Depois da vigília foi o momento de fazermos um pequeno convívio jovem. Assim foram apresentadas excelentes conclusões saídas dos vários trabalhos de grupo. Como ser jovem cristão, hoje, na Família, na Escola, na sociedade, nos tempos livres e na Igreja. Conclusão geral, onde quer que nos encontremos o nosso rosto deve ser o rosto de Cristo.
No dia seguinte, foi o grande dia. Todos os jovens da nossa Paróquia se juntaram, em grande número, à volta do mesmo ideal e objectivo: Dia paroquial da Juventude. Todos chegaram com o seu ânimo e com cartazes alusivos ao dia. Fizemos uma grande marcha jovem, onde com os nossos ramos em punho, cantávamos: “Hosana, Hosana, Filho de David”. Na eucaristia os nossos responsáveis de jovens renovaram o seu compromisso de jovem. Da parte da tarde, o adro da Igreja estava completamente cheio para a tarde convívio animada pela música, dança e teatro.
Valeu a pena. Foi positivo. Mais uma vez os nossos jovens se empenharam com a Igreja e com eles próprios.
Eis que chegamos à semana santa. Semana grande da nossa vivência cristã. Foram os ensaios sucessivos para a Via Sacra ao vivo representada pelos nossos jovens pelas ruas da vila. Uma multidão de gente que se comoveu à medida que ia sendo representada os vários passos dolorosos de Jesus.
E atentos às necessidades dos nossos irmãos mais pobres, eis que o Secretariado Paroquial da Juventude teve a iniciativa, como gesto e renúncia quaresmal, de ajudar monetariamente a construção de uma casa de uma senhora viúva com 5 crianças. Senhora pobre, mulher de igreja. Olhar a estas situações é olhar para os mais queridos de Deus. È o mandamento do amor. É o vínculo da perfeição, é a caridade partilhada e sentida. Ficou o gesto, ficou a opção preferencial pelos pobres.
É por tudo isto que nos leva a acreditar na força dos jovens, nos nossos jovens cristãos.
É por tudo isto que, nós Igreja, e nós Pastores da mesma, devemos continuar a apostar e a formar os nossos jovens. Claro que não de qualquer maneira. Mas à maneira de Jesus Cristo. À maneira e a partir dos valores do Reino.

“É a hora da Missão!”


Pe. Nuno Miguel da Silva Rodrigues

Cabo Verde



voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia