Arcebispo contra a banalização do Natal
2000-12-17 12:09:17

D. Maurílio de Gouveia, dirigiu uma mensagem de Natal a todos os arquidiocesanos, na qual apela à não banalizar a época natalícia. Na mensagem lembra que apesar de o Natal marcar o tempo com uma atmosfera de paz, os problemas e os sofrimentos não deixam de existir e é urgente passar de uma certa "banalização" à verdade do Natal.

Para o Arcebispo é importante sabermos passar da banalização do Natal para a verdade do Natal. "E encontremos a paz, o supremo valor da paz, na sua dimensão pessoal e social". "Muita gente encontra nesta época, dentro de si, uma força especial que leva a colocar-se ao serviço dos mais pobres e abandonados. Importa pôr em evidência este aspecto significativo do Natal, como o grande tempo dos valores humanos, sobretudo se tivermos em conta o grave fenómeno da banalização a que certas correntes materialistas da época atual estão esvaziando aquela valiosa e tradicional celebração", sublinha o Arcebispo. Convidando os fieis a ir à raiz do Natal, D. Maurílio considera que "a redescoberta desses valores, pode representar um caminho seguro para a implantação de uma sociedade diferente, mais humana, que mude o panoram desta decadência de civilização a que assistimos com justificada preocupação". D. Maurílio afirma que a raiz do Natal encontra-se no acontecimento do nascimento de Jesus Cristo - "a origem do Natal não é pagã, é cristã".