Papa Visita País com 130 Católicos
2002-05-22 16:06:33

O Papa inicia hoje a sua 96ª viagem, que o levará ao Azerbeijão e à Bulgária. No primeiro destes países, mais um muçulmano a acrescentar a Marrocos, Líbano, Síria e Cazaquistão, a visita não será pastoral, porque a comunidade católica no Azerbeijão é insignificante - 130 pessoas -, em comparação com a esmagadora maioria da população muçulmana. Por isso, João Paulo II será recebido em Baku com as honras de chefe do Estado do Vaticano.

O programa da visita do Papa inclui o encontro com o Presidente azeri, Gaidar Aliev; uma missa campal em Baku, onde deverão estar presentes 5000 pessoas, idas de vários países da ex-União Soviética; uma reunião com representantes das várias confissões religiosas que vivem no país; e uma conversa com refugiados azeris de Nagorno Karabakh, território do Azerbeijão actualmente ocupado por tropas arménias.

É grande o interesse de Gaidar Aliev nesta visita do Papa, visto que ela permitirá dar um ar mais "civilizado" ao regime do Presidente azeri, antigo general do KGB, a polícia política soviética, que dirige o seu país com "braço de ferro", esmagando a oposição política e dificultando as actividades religiosas aos não muçulmanos.

Visto que o Azerbeijão se encontra no limiar dos mundos cristão e muçulmano - o país é rodeado pela Rússia e Geórgia, de maiorias cristãs e pelo Irão islâmico -, o mote central da missa campal, bem como de toda a visita, será o diálogo entre as várias religiões.

João Paulo II irá também reunir-se com os representantes das confissões religiosas presentes no Azerbeijão, nomeadamente com o bispo ortodoxo de Baku, Alexandre. Este prelado, que obedece ao Patriarcado de Moscovo da Igreja Ortodoxa Russa, não esconde a sua falta de vontade em ver o Papa, mas acrescenta que "tudo depende de Gaidar Aliev". Ora, como o Presidente azeri quer esse encontro...

Em Moscovo, a viagem de João Paulo II é vista como mais uma forma de pressão do Vaticano sobre a Igreja Ortodoxa Russa. "Não são casuais as visitas frequentes do Papa a países vizinhos da Rússia... Ele gostaria de visitar Moscovo, antigo centro do regime comunista, em cuja destruição ele diz ter participado", diz uma fonte ortodoxa.

As viagens pastorais de João Paulo II a repúblicas da antiga União Soviética começaram em meados dos anos 90, quando visitou a Lituânia católica. Em 1999, o Papa esteve na Geórgia e, no ano passado, foi recebido na Ucrânia, Cazaquistão e Arménia. Porém, as possibilidades de o Papa visitar a Rússia são cada vez mais remotas. Na semana passada, faltaram apenas os votos de 60 deputados para que fosse aprovada uma decisão da Duma (câmara baixa do parlamento russo) que proibia as actividades da Igreja Católica no território da Rússia.

Fonte Público