paroquias.org
 

Notícias






Viver é responsabilidade de cada um
2002-05-21 23:52:46

A Vida é o centro da Semana que decorre de 19 a 26 de Maio. Continuando a aceder ao pedido de João Paulo II, feito em 1991 e renovado em 1995, a Semana da Vida é assinalada também em Portugal, pelas mãos da Comissão Episcopal da Família.


Na edição deste ano, esta iniciativa chama a atenção para “a responsabilidade em relação à nossa vida pessoal”, bem como “em relação à vida de cada um dos nossos semelhantes sem qualquer excepção”, afirma a nota pastoral daquela Comissão Episcopal.
Um colóquio subordinado ao tema “A Vida, responsabilidade nossa de cada dia” assinalou, dia 18 de Maio, esta Semana, sendo abordados os vários temas onde cada um tem responsabilidade na defesa da vida. No Auditório da Faculdade de Teologia de Braga, várias personalidades abordaram as questões da Saúde, do Ambiente, do Trabalho e da Segurança nas Estradas.
D. António Monteiro, recorda na nota da Comissão de que é Presidente, “o risco que correm vidas sem conta nas nossas estradas, as vidas em crise de doentes, feridos, em situações limite nos nossos hospitais e noutros lugares de socorro, as vidas expostas a perigos graves, em tantos lugares de trabalho, as vidas em ambientes degradados que vão minando gravemente a saúde das pessoas e as levam à morte”. Situações das quais, frisou o Bispo de Viseu. “somos todos responsáveis”. “Egoísmo e exibicionismo, espírito de competição, falta de atenção, superficialidade e incompetência, o lucro e interesse a todo o custo e o comodismo” são algumas das características e dos valores (ou falta deles, dependendo do ponto de vista) que “amortecem a responsabilidade em relação à vida”, sublinha.
Além dos 4 temas acima referidos, a Comissão Episcopal da Família aponta ainda um outro, do qual cada um é responsável: o cuidar da vida pessoal. Uma tarefa que, aquela Comissão recorda, “exige uma grande sabedoria”. Trata-se então de “cultivar a vida interior, feita de um olhar atento e afectuoso sobre o que se passa à nossa volta” e “crítico para discernir entre o bem e o mal que nos rodeiam”. Mas cuidar da vida pessoal é também virar-se para o exterior e “conviver com os outros, fazer-se próximo (...) ser solidário e ir ao encontro”.
Uma tarefa para a qual “é necessário ser forte”, para que “no seio de uma sociedade que nos impõe ritmos de vida que nos dividem e dispersam”, se saiba “não ser arrastado pela vida, mas viver a vida”.
“A Vida é, de facto, um grande valor humano, o valor por excelência”, afirma D. António Monteiro, salientando que “é urgente promover, defender, amar, exaltar e cantar a vida”.


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia