João Paulo II chega amanhã ao Azerbaijão
2002-05-21 09:50:14

O Papa chega amanhã ao Azerbaijão, numa visita em nome da paz e da unidade entre religiões a um dos países com uma das mais pequenas comunidades católicas do Mundo.

A viagem a um território em guerra com a vizinha Arménia por causa do enclave do Nogorno-Karabakafigurava-se necessária após a peregrinação de João Paulo II a Erevan, no ano passado.
A coerência obrigava, portanto, o Papa, que acaba de festejar os seus 82 anos, a ultrapassar os seus problemas de saúde e a cumprir esta visita, que se seguirá por uma passagem pela Bulgária.
E, o que é mais curioso ainda, pela primeira vez em 23 anos de pontificado, o Sumo Pontífice ficará instalado num hotel, por falta de locais religiosos no Azerbeijão, onde as estimativas mais optimistas apontam para uma comunidade católica com cerca de 150 fiéis. João Paulo II costuma pernoitar nas dioceses locais, ou nas nunciaturas, mas a Igreja Católica do Azerbaijão só dispõe de uma casa num subúrbio, onde vivem os seus dois únicos párocos.
Mini-bar, jacuzzi e TV satélite esperam assim o chefe da Igreja Católica, num hotel privado de quatro estrelas em Bakou, uma escolha que descarta os hotéis de luxo e poderá ter a ver com o nome do sítio, "Irshad", ou "caminho espiritual".

Exemplo de tolerância
Para lá destes pormenores, a viagem do Papa a este país servirá para apresentar o Azerbaijão _ estado laico de população maioritariamente muçulmana e de tradição de tolerância religiosa _ como um exemplo para o resto do Mundo. Segundo Claudio Gugarotti, núncio
apostólico da região, trata-se do "cruzamento entre a Europa e o Oriente e é por essa razão que a mensagem de paz partirá daqui. E o Azerbaijão transformar-se-á num símbolo de como as pessoas de religiões diferentes podem viver em conjunto".
De evocação quase certa será igualmente as tensas relações entre o Papa e a Igreja Ortodoxa russa, que se tem oposto a uma peregrinação de João Paulo II à Rússia e acusa os católicos de proselitismo no território ex-soviético. O Azerbeijão é ele próprio uma ex-república soviética, contando com uma comunidade ortodoxa de cerca de cem mil pessoas.
Para lá de um eventual encontro com o bispo da diocese ortodoxa de Bakou e do Mar Cáspio, o Papa deverá ser recebido pelos diferentes líderes religiosos e pelas autoridades políticas do país. Oportunidade para voltar a dar visibilidade mundial ao conflito do Nogorno-Karabak. O itinerário papal inclui, de resto, uma paragem eminentemente política na Ala dos Testemunhos, um monumento oficiosamente dedicado aos soldados do Azerbaijão caídos durante a guerra do Karabak, entre 1989 e 1994.
Esta é a 96ª viagem de João Paulo II ao estrangeiro e é promovida numa altura complicada: a evolução da doença de Parkinson e a artrose que incapacitam o Papa têm levantado a hipótese da sua resignação.

Fonte JN