paroquias.org
 

Notícias






Ordenações registam forte decréscimo
2002-05-20 08:58:11

Na Europa, Canadá e Estados Unidos, o número de padres regista, em termos gerais, um decréscimo de 40 % e o de seminaristas baixou 80 %, afirma Donald Cozzens. Resultado: a idade dos padres está a aumentar. Não há muitos com menos de 40 anos. "Estima-se que em 2005 apenas um em cada oito padres terá menos de 35 anos, com a média de idades a rondar os 60", acrescenta.


Mais: em todo o mundo, com o número médio de filhos por casal a diminuir, os pais deixaram de encarar de forma tão positiva a possibilidade de um dos seus "rebentos" seguir o sacerdócio, ocupação que, ultimamente, tem perdido muito do prestígio social que tinha. Por outro lado, nas últimas décadas cerca de 20 mil padres terão abandonado o sacerdócio, a maioria para casar.

Em Portugal, o número de sacerdotes ordenados também tem vindo a diminuir, passando de 116, em 1965, para 54, em 1999, segundo os últimos dados disponíveis. Mas o pior ano foi 1975, logo a seguir à Revolução de Abril: só 15 ordenações. Se pormenorizarmos, vemos que também em Portugal não tem havido a necessária "substituição de gerações", pois o número dos sacerdotes falecidos, desde 1985, tem sido sempre superior ao dos ordenados. Por exemplo, em 1998 foram ordenados 40 sacerdotes, mas morreram 81. Se tomarmos como referência o ano de 1998, verificamos que a diocese onde se registaram mais ordenações foi a de Braga (sete), encontrando-se Aveiro, Évora, Guarda e Portalegre no extremo oposto (zero).

Analisando novamente o caso americano, as estatísticas indicam que em 1960 havia 54 682 padres para 42 milhões de católicos (um padre para cada 768 católicos). No ano 2000, eram 46 603 padres para 62 milhões de católicos (o número aumentou muito devido à imigração de hispânicos), o que significa um padre para cada 1330 católicos.

Só que, apesar deste decréscimo, muitos líderes católicos continuam a defender a selectividade como critério fundamental para o sacerdócio. E nalguns seminários os critérios são já diferentes. A título de exemplo, refira-se que os próximos 43 padres que vão "sair" em Junho do seminário de Mundelein, em Illinois, nos Estados Unidos, foram submetidos a testes de Rorschach (ou "testes dos borrões") e viram analisados detalhadamente os respectivos antecedentes, incluindo o que diz respeito às orientações sexuais.

Fonte DN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia