Contra a banalização do Natal
2000-12-14 21:41:15

Depois de ter retomado as suas actividades pastorais, D. Maurílio de Gouveia, dirigiu uma mensagem de Natal a todos os arquidiocesanos, lembrando-lhes que apesar de o Natal marcar o tempo com uma atmosfera de paz, os problemas e os sofrimentos não deixam de existir e é urgente passar de uma certa "banalização" à verdade do Natal.

"Muita gente encontra nesta época, dentro de si, uma força especial que leva a colocar-se ao serviço dos mais pobres e abandonados. Importa pôr em evidência este aspecto significativo do Natal, como o grande tempo dos valores humanos, sobretudo se tivermos em conta o grave fenómeno da banalização a que certas correntes materialistas da época actual estão a votar aquela valiosa e tradicional celebração", salienta D. Maurílio.
Convidando os fieis a ir à raiz do Natal, o arcebispo considera que "a redescoberta desses valores, pode representar um caminho seguro para a implantação de uma sociedade diferente, mais humana, que suceda à decadência civilizacional a que assistimos com justificada preocupação."
De uma forma muito clara, D. Maurílio afirma que a "raiz do Natal encontra-se no acontecimento do nascimento de Jesus Cristo... A origem do Natal não é pagã; é cristã" (...) "Saibamos passar da banalização do Natal para a verdade do Natal. E encontremos a paz, o supremo valor da paz, na sua dimensão pessoal e social."