PRIORIDADE AO ESPÍRITO
2002-05-13 15:29:35

Todos os caminhos vão dar hoje a Fátima, onde quase meio milhão de peregrinos portugueses e estrangeiros veio reforçar a fé e aprender a dar prioridade aos valores espirituais.

A paz para Angola e para a Tchetchénia foi pedida com aplausos na abertura da peregrinação. O respeito pelos valores e pela individualidade de cada pessoa marcou também a saudação inicial da peregrinação, realizada na Capelinha das Aparições. Nesta primeira peregrinação internacional aniversária, a mensagem transmitida aos peregrinos teve por base o segundo mandamento - "O nome de Deus é Santo" - que se refere ao respeito pelo nome de Deus. "A presença de Deus no Mundo não pode ser encarada como uma fantasia, uma utopia, uma hipótese, mas como uma certeza de uma revelação", disse um responsável pela organização das celebrações. Neste contexto, a mensagem transmitida em cada um dos momentos das celebrações oficiais, iniciadas ontem, ao final da tarde, salienta o "respeito do Homem na sua individualidade e nas suas múltiplas diferenças à luz de Deus".

Ninguém fica indiferente

De acordo com o bispo de Leiria-Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva (ver págs. centrais), que esteve em Fátima durante a manhã de ontem, o nome de Deus deve ser "respeitado e não explorado, no sentido de um aproveitamento a favor da vingança". "Temos de dar prioridade ao espírito, porque sem uma dimensão transcendental a humanidade cai na anarquia, na insegurança, numa incerteza, que leva à angústia, ao desespero e à derrota", defendeu o bispo de Leiria-Fátima. As celebrações oficiais iniciaram-se ontem, às 18h30, mas a missa celebrada de manhã, no altar do recinto, registou uma forte afluência, na sua maioria constituída por peregrinos que chegaram a pé ao "Altar do Mundo", depois de uma longa caminhada. A peregrinação de Maio, que assinala a primeira aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, tem essa particularidade: os peregrinos chegam a pé, na sua maioria oriundos do Norte do País, rezam, cumprem as suas promessas e depois regressam a casa. Assim, muitos milhares acompanham as celebrações de Fátima através da rádio, da televisão ou dos jornais, conhecendo através da Comunicação Social a mensagem transmitida pelo presidente da peregrinação. A homilia, lida com dificuldade em português, pelo cardeal Joachim Meisner, não foi escutada por uma grande parte dos peregrinos, que dela ficam a conhecer apenas as frases transcritas pela Imprensa. Essa circunstância não constitui motivo de preocupação para os responsáveis da diocese, que preferem falar na "dimensão comunitária" da fé. "Todos captam qualquer coisa", afirma D. Serafim Ferreira e Silva. Uma religiosa que ajudava ontem um grupo de peregrinos a cumprir uma promessa, na passadeira, disse ao CM que a forma de viver o fenómeno de Fátima "depende de cada um", mas "ninguém fica indiferente nem insensível". Os locais onde se pagam promessas em cera ou onde se compram e acendem velas foram o ponto de encontro de todos os peregrinos, que nesse momento reforçaram a fé que os trouxe a Fátima. A procissão do adeus, que encerra hoje, a partir das 10h00, as celebrações, é o momento mais emocionante e o que todos recordam quando relembram a sua presença em Fátima. De lenço branco na mão, os peregrinos despedem-se de Nossa Senhora, olhando com os olhos rasos de água para a imagem transportada em ombros por oito homens. É assim todos os anos e hoje não há motivo para não voltar a ser.

Fonte CM