paroquias.org
 

Notícias






Peregrinação em Fátima pela Tolerância Religiosa
2002-05-13 15:25:31

Milhares de pessoas estão desde ontem em Fátima para a peregrinação que assinala o 13 de Maio, data em que, de acordo com os relatos dos videntes, lhes apareceu a figura de Nossa Senhora.

Este ano, as celebrações litúrgicas são dedicadas ao tema "O nome de Deus é paz", numa afirmação de que "a religião não pode servir de desculpa para retaliações ou actos hostis", como refere o bispo de Leiria, citado pela Lusa.

Apesar de o tema ter sido escolhido já em 2000, a situação no Médio Oriente tornou-o actual e oportuno. "A religião não pode servir de desculpa para retaliações ou actos hostis" e esta peregrinação de Maio poderá ser encarada como "um exemplo de tolerância" religiosa, num quadro de "diálogo e respeito entre os crentes", diz D. Serafim Ferreira e Silva.

O mesmo tema será retomado pelo Santuário de Fátima no próximo dia 10 de Junho, na peregrinação nacional de crianças. "A educação para a oração e outros actos religiosos pelos quais a criança entra em relação com Deus" nunca devem ser "instrumentalizados ao serviço de interesses pessoais ou até da maldade ou da vingança", refere o Santuário, em comunicado também citado pela Lusa.

Esta peregrinação assinala a primeira vez em que, em todo o mundo, o 13 de Maio é dedicado pela Igreja Católica ao culto de Nossa Senhora de Fátima, de acordo com uma recente decisão do Papa - o mesmo João Paulo II que, há dois anos, veio ao santuário português beatificar as duas crianças já falecidas: Jacinta e Francisco Marto. Até agora, a memória de Nossa Senhora de Fátima era liturgicamente celebrada em Portugal e nos países lusófonos, mas desde que, em Março, foi inscrito no Missal Romano como festa de celebração universal, passa a ser assinalada em todo o espaço católico.

A peregrinação deste mês de Maio é presidida pelo cardeal Joachim Meisner, arcebispo de Colónia, que já esteve em Fátima depois da queda do Muro de Berlim, em 1989, justificando a queda do comunismo no Leste europeu com a intercessão da Virgem de Fátima.

Na peregrinação participam 81 grupos organizados de 23 países estrangeiros, num total de mais de quatro mil pessoas. A maior parte é oriunda de Itália (800 pessoas), seguida da França (600) e da Alemanha (400), mas há também grupos de países como a Austrália, Costa do Marfim, Coreia do Sul, México ou Polónia.

Até ontem ao fim da manhã, os serviços de saúde do santuário já tinham tratado mais de mil peregrinos, entre os que escolheram fazer a peregrinação a pé. No chamado lava-pés foram acolhidas 751 pessoas e no posto de socorros foram tratadas outras 364. Um total de 224 pessoas, entre as quais 40 escuteiros, oito médicos e dois enfermeiros, estão a prestar apoio aos peregrinos.

Esta peregrinação de 2002 fica assinalada por uma inovação no capítulo da segurança: uma dezena de câmaras de vigilância foram instaladas pelas autoridades policiais para controlar a pequena criminalidade - de que os carteiristas são um dos principais problemas nos dias de maior aglomeração no santuário.

As câmaras de vídeo já ontem tinham produzido resultados, permitindo a identificação de alguns carteiristas, que foram detidos para serem presentes ao juiz de turno. Também uma dezena de vendedores ilegais foi detida pelas autoridades policiais, que têm mobilizado para a cidade um total de centena e meia de agentes da PSP, além de uma centena de bombeiros.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia