paroquias.org
 

Notícias






Origem do nome Fátima
2002-05-12 09:59:38

Grande parte dos topónimos portugueses testemunha a presença nestas áreas de gentes de idioma árabe. Muitos desses nomes estão explicados, outros há que, não oferecendo dúvidas quanto à respectiva origem, carecem de esclarecimentos sobre a causa da sua aplicação, sobre como conseguiram subsistir.


Entre estes está Fátima, nome de local no concelho de Vila Nova de Ourém, onde se verficaram as Aparições de Nossa Senhora entre Maio e Outubro de 1917, tendo-se determinado 13 de Maio como a data da comemoração daquele acontecimento. Tal culto conseguiu difusão por todo o país, ultrapassando as nossas fronteiras, criar novos locais de culto e dar origem a designações toponímicas no Brasil, pelo menos nos estados da Baía, Maranhão, Mato Grosso, Ceará (Nova Fátima).

Outro aspecto do prodígio está na rapidez com que se divulgou como antroponónimo. Somos testemunhas da frequência actual dos nomes Fátima e Maria de Fátima, todos, como parece óbvio, dados a meninas nascidas depois de 1917.

Isto levanta e impõe a interrogação: com evidente existência anterior, como explicar o topónimo? Resposta difícil, sobretudo por falta de documentação com referência explícita à localidade. Tal designação parece dever-se a antropónimo de directa origem árabe, a mulher aí proprietária, mas há quem oponha a tal explicação antigo costume muçulmano que negava a mulheres direitos de propriedade. Ponto que convém esclarecer.

Tratar-se-ia não de proprietária mas de colona que por ali se tornara popular a ser característica do sítio? Ou, hipótese talvez mais admissível, tratar-se-ia não de muçulmana mas de elemento popular dos moçárabes que viviam naquelas áreas. A propósito não nos esqueçamos dos documentos cristãos que nos séculos X e XI aceitavam testemunhas com nomes árabes, provavelmente moçarabes. Herculano transcreveu alguns desses textos nos Diplomata et Chartae (Portugaliae Monumenta Historica).

Interessante notar que este antropónimo contínua com muito uso entre os muçulmanos e, em consequência das aparições de 1917, em Portugal. A popularidade do nome Fátima no mundo Islâmco explica-se por ter sido esse nome da filha do Profeta Muhammad, Mafoma em Português ultimamente com frequência ultrapassado por Maomé, adaptação do Francês Mahomet. Fátima terá nascido cerca de 606, casou com Al, o quarto califa e faleceu por volta de 632.

O antropónimo árabe fátima parece ligado ao radical fatama, "desmamar (uma crança). Segundo a Encyclopédie de l'Islam (II, p.867), fo-lhe dado este nome porque ela, os seus descendentes e adeptos ficarão livres do Inferno, porque ficou isenta do mal, porque estava afastada do polteísmo.

Fonte DN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia