paroquias.org
 

Notícias






Culto mundial
2002-05-12 09:57:34

O culto mariano tem milhões de fiéis em todo o mundo: de Fátima (Portugal) a Velankanni (Índia), passando por Lourdes (França), Chestochova (Polónia) e Aglona (Letónia). Outros santuários marianos são os de Sastin (Eslováquia), Zarwanyeia (Ucrânia), Ostra Brama (Lituânia), Kazan (Rússia), Svatá Hora u Príbami (República Checa), Mariapocs (Hungria), Knock (Irlanda), Walsingham (Inglaterra), Guadalupe (México), Loreto (Itália), Rosário (Peru), Macarena (Espanha). Mas há muitos mais.


Como escreveu a jornalista francesa Marie-France Boyer no livro Culto e Imagem da Virgem, Maria tornou-se na maior e na mais mítica figura feminina da história da humanidade, conforme atesta o vasto vulto mariano no mundo, quase comparável ao do próprio Cristo. O culto a Maria terá começado nos séculos II e III, com as primeiras imagens representando a Virgem, muito antes de, em 431, o Concílio de Éfeso a ter declarado oficialmente Mãe de Deus.

A fé em Maria não conhece fronteiras. Ainda recentemente, o conhecido jogador de futebol brasileiro Ronaldinho, do Inter de Milão e da selecção brasileira, visitou o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (interior de São Paulo), a padroeira do Brasil, acompanhado pela mãe, mulher e filho, numa mostra da sua devoção.

Estes santuários parecem "formigueiros" de fiéis. Por exemplo, o de Lourdes, em França, acolhe cerca de cinco milhões de peregrinos por ano - crentes e não crentes - e o de Aparecida, no Brasil, cerca de sete milhões. No Benim, onde se localiza o maior centro mariano de África, milhares de pessoas deslocam-se todos os anos à gruta de Arigbo, na diocese de Dassa-Zoumé, dedicado à Virgem Maria. O santuário acolhe fiéis do Benim, Niger, Nigéria, Burkina Faso e Togo.

Fonte DN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia