paroquias.org
 

Notícias






Um lugar especial de acolhimento
2002-05-12 09:54:22

Só há poucos anos, eu soube que a minha primeira peregrinação a Fátima foi em Maio de 1939, trazido pelos meus pais. Não tive consciência disso, porque ainda era menino de oito meses. Foi-me dito como foi difícil passar a noite de 12 para 13. Devia estar frio. Uma humilde barraca, à entrada do recinto do Santuário, deu guarida àquela jovem família, para a qual se voltavam os olhares amigos dos outros peregrinos.

Da minha segunda vinda a Fátima, em 1950, quando já era jovem seminarista, só retenho na memória duas coisas: as obras de alteamento do pavimento do recinto do Santuário e o breve encontro com um velho e jovial sacerdote, atrás da capelinha das aparições. Ao longo dos anos, fui sabendo e aceitando que, neste lugar, algo de sobrenatural aconteceu, de Maio a Outubro de 1917: a Virgem Maria falara a três pastorinhos da serra, dando-lhes uma mensagem de conversão e de paz. Fui reconhecendo Fátima como um lugar especial de acolhimento. Fui descobrindo, cada vez mais fortemente, os fundamentos desse acolhimento, dado aos muitos milhões de peregrinos que, desde há 85 anos, se abeiram daquela capelinha.

De entre os milhares de documentos que, desde há 28 anos, foram colocados sob os meus olhos, cito apenas o trecho de uma carta particular, ainda inédita, mas que, em breve, será editada na íntegra, redigida no dia 13 de Outubro de 1917, "às nove e meia da noite", precisamente por aquele mesmo sacerdote que eu conheci, em 1950, atrás da capelinha: "as pequenas disseram que [...] hoje, ou breve, seria arvorada a bandeira da paz; que rezassem o terço; que em breve cá teriam as nossas tropas; que fizessem penitência; que mudassem de vida".

Para mim, muito do que, nestes 85 anos, se tem verificado em Portugal e no mundo, no aspecto religioso e não apenas nele, tem confirmado plenamente a verdade histórica e a sobrenaturalidade da mensagem de 1917, expressa nesta breve síntese. Não tenho dúvida que essa mensagem perdurará, muito viva, por muitos séculos.

P. LUCIANO CRISTINO
Director do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima



Fonte DN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia