Fátima vai receber milhares
2002-05-11 22:52:02

Milhares de pessoas vão reunir-se amanhã e depois em Fátima, naquela que será a primeira peregrinação aniversária de 2002, dedicada ao segundo mandamento, que proíbe o uso em vão do nome de Deus.

"Não usarás em vão o nome do senhor teu Deus" é o tema proposto pelo Santuário e corresponde também a uma posição da Igreja Católica sobre todas as guerras e actos hostis feitos em nome de qualquer religião, explicou à Lusa D. Serafim e Silva, bispo de Leiria-Fátima.

"A decisão de escolher este tema já vem de trás, mas reconheço que o assunto é oportuno", destacou o prelado, referindo-se ao conflito no Médio Oriente. "A religião não pode servir de desculpa para retaliações ou actos hostis" e a peregrinação de Maio poderá ser encarada como "um exemplo de tolerância" religiosa, num quadro de "diálogo e respeito entre os crentes".

A cerimónia será presidida por D. Joachim Meisner, Cardeal-Arcebispo de Colónia e deverá ser acompanhada por milhares de peregrinos que enchem já as estradas em redor do Santuário a alguns dias das celebrações. "Há muitos peregrinos a pé que vieram mais cedo e que, possivelmente, nem vão ficar para segunda-feira", notou D. Serafim Ferreira e Silva.

Segundo este responsável diocesano, as celebrações oficiais são actos públicos que nem sempre contam com a presença de todos os peregrinos, que "preferem fazer uma caminhada em silêncio, cumprir as suas devoções e depois partir, num acto de recolhimento". A crise económica e a "insegurança que se sente no ar", motivada pelos acontecimentos internacionais e pelo aumento da criminalidade, poderão dar a esta peregrinação um carácter mais particular.

"É provável que venha mais gente que nos outros anos em actos individuais de fé e não os queira partilhar nas cerimónias", sublinhou D. Serafim Ferreira e Silva. Para acompanhar a peregrinação, além dos dispositivos habituais de protecção civil e de segurança, a PSP vai contar com a colaboração das câmaras de vigilância, recentemente instaladas no recinto do Santuário. "Essas câmaras vão permitir-nos apertar o cerco aos carteiristas que costumam actuar durante as grandes enchentes", explicou Levy Correia, superintendente da PSP que irá coordenar todas as operações.

No capítulo da segurança, a protecção civil vai montar um hospital de campanha e estão destacados vários técnicos para apoiar os serviços do Santuário no acolhimento aos peregrinos, disse ainda este responsável da Polícia.

No domingo, celebra-se o Dia Mundial das Comunicações Sociais e a eucaristia da manhã será presidida por D. Jean-Piero Pastore, secretário pontifício para o sector, revelou ainda D. Serafim Ferreira e Silva.

Fonte DN