Patriarcado lança-se na nova evangelização
2000-11-29 21:59:31

As dioceses de Lisboa, Bruxelas, Paris e Viena aceitaram o desafio do Papa e vão lançar mãos a um projecto comum de nova evangelização nas grandes cidades.

O anúncio foi feito, ontem, em Óbidos, pelo patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, durante a homilia da celebração que assinalou o Jubileu dos Jornalistas.
Como evangelizar as grandes cidades e levar a palavra libertadora ao mundo do anonimato e do isolamento das grandes metrópoles é o objectivo deste "processo renovador". O patriarca inscreveu-o na agenda da diocese que, em 2003, acolherá um congresso mundial de reflexão evangélica com a participação das dioceses de Bruxelas, Paris e Viena.

Em dia de festa da comunicação social, D. José Policarpo afirmou que o Patriarcado tem consciência das dificuldade contidas no desafio lançado pelo Papa. Mas, mostrou confiança no trabalho desempenhado pelos jornalistas: "Tudo será mais fácil se for ajudado por aqueles que têm o poder da palavra". Ou seja, se a voz e as palavras de todos os que se reuniram na Igreja de Santa Maria de Óbidos se empenharem nesta tarefa, os obstáculos da caminhada poderão ser ultrapassados mais facilmente. D. José explicou o que é necessário: "terem a coragem para não ficarem parados e não terem medo".

Numa altura em que as tecnologias privilegiam os obreiros da palavra, o patriarca de Lisboa dirigiu-se aos profissionais da comunicação dizendo que "a vossa dignidade está em serem servidores da verdade". E alertou para o poder que possuem os meios de comunicação social, onde "nenhum autor pode medir antecipadamente o destino e as consequências da sua palavra no coração de quem as lê ou escuta". A igreja de Óbidos estava repleta e ouviu. E os jornalistas que a enchiam saudaram o Patriarcado de Lisboa pela oportunidade que lhes proporcionou: "a de rezarem juntos".

Depois da celebração seguiu-se um almoço de convívio.

Fonte DN