Anúncio do Congresso Internacional da Nova Evangelização
2002-05-06 14:31:58

É com emoção e esperança que, em comunhão com os meus irmãos os Cardeais-Arcebispos de Viena, Bruxelas e Paris, anuncio aos meus diocesanos de Lisboa a abertura do Congresso Internacional para a Nova Evangelização.

Move-nos, dois mil anos depois, o mandato do Senhor: Ide e anunciai; impele-nos a urgência inevitável de testemunhar que Jesus Cristo está vivo, é o Senhor da nossa vida e da nossa história. Ao anunciar este Congresso comprometemo-nos, como pastores, a sermos testemunhas de Cristo Ressuscitado e a dinamizar para a missão todos aqueles e aquelas, que pela sinceridade da sua fé, podem ser testemunhas.
Evangelizar é sempre pensar no futuro, é sempre construir o futuro, o futuro imediato de construção do sentido das nossas vidas, o futuro radical que nos levará a viver a nossa vida, desejando o encontro definitivo com Cristo Ressuscitado. E pensar no futuro é ter um olhar de predilecção para com os jovens, os jovens de Lisboa, de Paris, de Bruxelas e de Viena, os jovens de toda esta querida Europa que só encontrará um futuro à altura da sua tradição e da sua cultura se não tiver medo de Jesus Cristo, se não esquecer o Evangelho e a sua inspiração motivadora de fraternidade, de dignidade, de justiça e de paz.
Pensar privilegiadamente nos jovens não é uma estratégia, é uma solicitude de amor. Conhecemos os seus ideais e utopias, a sua conatural abertura aos verdadeiros valores evangélicos, as dificuldades que enfrentam num mundo demasiadamente feito e decidido pelos adultos, as suas fragilidades e incoerências e as ameaças que sobre eles pesam, provindas do materialismo envolvente, do espírito consumista e do gosto pelo risco e pela aventura. Queridos jovens, respeitamos a vossa liberdade, sublinhamos a vossa dignidade, somos solidários convosco na aventura de descoberta da vida. Mas queremos dizer-vos que Jesus Cristo é uma descoberta decisiva, que a generosidade que vence a banalidade é o caminho da dignidade e da liberdade. Sabemos que só sereis cristãos se descobrirdes Jesus Cristo, que nenhuma tradição será bastante para vos ligar à Igreja; mas também sabemos que se encontrardes Jesus Cristo, descobrireis a Igreja como o Povo que Ele ama, comunidade de irmãos que seguem o Senhor até à Casa do Pai. E é por isso que vos anunciamos Jesus Cristo. Aceitai o nosso testemunho, acolhei o testemunho da Igreja: Jesus Cristo vale a pena, Ele é a descoberta decisiva da nossa vida. N’Ele descobrimos a dimensão perene do amor, a fonte segura da nossa busca de verdade, o verdadeiro sentido da nossa luta por uma sociedade mais justa e mais fraterna.
É meu desejo que este Congresso, envolvendo toda a comunidade diocesana, sobretudo a Cidade da grande Lisboa, dê um lugar privilegiado aos jovens:
* Porque eles são o alvo preferencial do nosso anúncio. O nosso testemunho e os processos evangelizadores que desencadearmos são a manifestação da ternura de Deus por eles;

* Porque desejamos que os jovens sejam agentes de evangelização. Há, hoje, em Lisboa, milhares de jovens que podem testemunhar aos outros jovens a alegria de Jesus Cristo. Queridos jovens, neste Congresso, nós os Bispos queremos que sejais testemunhas connosco;

* Porque queremos cativá-los para uma maneira bela de viver a vida, atentos ao chamamento de Jesus Cristo, na generosidade do dom, na pureza de todas as formas de amor, na alegria partilhada, na intimidade silenciosa com Deus, amorosamente cultivada. Desejamos tanto que eles possam descobrir que a moral cristã não é um fóssil ultrapassado, mas um caminho de liberdade.

Queridos jovens! Quando pensais na vossa vida, não pergunteis apenas: o que é que eu quero? Perscrutai o que o Senhor quer de vós, aquilo a que vos chama, porque Ele tem um projecto para cada um de vós. Façamos isso contemplando o rosto Imaculado da Mãe de Jesus. Ela, que na sua juventude, se abandonou à surpresa do projecto de Deus; Ela, que na coragem da sua fidelidade, abraçou a Cruz do Seu próprio Filho, porque também a Cruz era projecto de Deus; Ela que nos tempos do Espírito, se tornou a Mãe da Igreja, para que a Igreja seja a esposa imaculada do Cordeiro.

† JOSÉ, Cardeal-Patriarca