Padre Acusado de Violação Será Julgado no Massachusetts
2002-05-04 09:51:15

O padre norte-americano Paul Shanley, de 71 anos, detido desde quinta-feira na Califórnia, EUA, sob a acusação de violação repetida de um menor, deverá ser julgado num tribunal de Massachusetts.

O padre é acusado de ter violado repetidamente, durante sete anos, um rapaz em Newton, Massachusetts, na década de 80, num escândalo sexual que envolve várias figuras da hierarquia católica nos EUA. Entre elas o cardeal de Boston, Bernard Law, que encobriu as actividades pedófilas do seu subordinado.

Ontem, o sacerdote, vestido com o uniforme azul dos prisioneiros, compareceu perante o Supremo Tribunal de San Diego, para assinar os papéis de extradição. Irá permanecer numa cela isolada até que as autoridades do Massachusetts o venham buscar.

Shanley enfrenta três acusações de violação de menor numa igreja suburbana de Boston, cada uma delas punida com prisão perpétua. "Quase todas as semanas, como ele [a vítima] assistia a aulas de religião, o padre Paul Shanley, que era o pastor na altura, vinha buscá-lo e a outros rapazes para conversas com motivos variados", afirmou a procuradora da República, Martha Coakley, em conferência de imprensa. "O padre levava-os para um de três locais - a casa de banho, pela rua até à reitoria ou para o confessionário - onde o abuso sexual era perpetrado", acrescentou. Documentos de Igreja, já disponibilizados, revelam que Shanley defendia a relação sexual entre adultos e crianças e tinha sido membro do grupo que se tornaria a Associação Norte-americana para o Amor Homem-Criança. Além deste primeiro processo criminal, decorrem contra o padre vários processos civis.

Fonte Público