paroquias.org
 

Notícias






Pacifistas levam comida à Natividade
2002-05-04 09:26:19

Onze pacifistas conseguiram entrar no complexo da Natividade, em Belém, no dia em que se completava um mês sobre o início do cerco do exército israelita ao templo.

Em declarações à Agência MISNA, o Pe. Ibrahim Faltas informou que os pacifistas, “homens e mulheres de várias nacionalidades (...) pessoas normais que quiseram demonstrar a sua solidariedade”. Um acto expresso também em víveres o que “deixou muito felizes principalmente os jovens”, porque “hoje - (dia 2 de Maio) – já não temos nada para comer”, explicou o franciscano retido na Basílica da Natividade.
A situação limite que se vive no interior do complexo da Natividade, chega também ao exterior através dos relatos do Pe. Artemio Vitores, à Agência EFE, citada pelo jornal on-line PortugalDiário. O superior do convento franciscano de S. Salvador referiu que “se teme o pior”, pois “não há nada para comer e as forças das 200 pessoas cercadas estão a fraquejar”. “Estamos à beira do precipício”, sublinhou o Pe. Vitores, explicando que o fornecimento de alimentação está cortado porque o exército israelita “não quer que se dê de comer aos palestinianos”. Assim, se os franciscanos “estão a desfalecer de fome, (...) os palestinianos encontram-se ainda numa situação pior”.
O Pe. Vitores fez ainda um apelo à presidência espanhola da União Europeia: “A Europa não nos pode deixar morrer de fome”.
O grupo de pacifistas conseguiu entrar no complexo da Natividade, “pela porta principal da Basílica”, segundo o Pe. Faltas, após outros elementos terem desviado a atenção dos militares israelitas com uma manobra de diversão, ainda não explicitada.
De acordo com a Agência AFP, citada pelo PortugalDiário, os pacifistas são membros do “Movimento Internacional de Solidariedade”, grupo que já havia tentado a entrada no complexo dia 28 de Abril e que conseguiu entrar no quartel-general do Presidente da Autoridade Palestiniana, Yasser Arafat, em Ramallah.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia