paroquias.org
 

Notícias






Campanha do Banco Alimentar Contra a Fome
2002-05-02 17:46:58

Se for às compras nos dias 4 e 5 de Maio não se esqueça de pôr no seu carrinho algum bem alimentar para aqueles que não podem fazer as compras que você faz

No fim-de-semana lá estaremos de novo: nós – o Banco Alimentar Contra a Fome – e você.
Juntos vamos dar expressão concreta àquilo que de mais rico temos: a nossa solidariedade com as pessoas que em Portugal em algum momento da sua vida não conseguem satisfazer as suas necessidades mais básicas.
Juntos vamos mostrar que mesmo em tempos que não são fáceis para ninguém a nossa solidariedade cresce: vamos superar as 1050 toneladas de alimentos que na última campanha foram entregues aos Bancos Alimentares.
Nós garantimos a organização, em 365 áreas comerciais de todo o país, da recolha dos alimentos. Graças aos 8000 voluntários que oferecem parte do seu dia para este trabalho vamos assegurar que a recolha será feita, mais uma vez, de modo exemplar.
Você aceitando um saco de plástico disponibilizado à entrada de cada um dos estabelecimentos comerciais onde a campanha decorre e que lhe é oferecido pelos voluntários devidamente identificados do Banco Alimentar Contra a Fome. Nele introduzirá o conjunto de bens alimentares (arroz, massas, conservas, leite, etc.) à sua escolha. No final das suas compras, lá estaremos para recolher a expressão da sua solidariedade.


145 mil pessoas recebem ajuda regular dos Bancos Alimentares

A intervenção dos Bancos Alimentares Contra a Fome permitiu, durante o ano 2001, auxiliar de forma regular cerca de 145 000 pessoas, mediante o concurso de 920 Instituições de Solidariedade Social. Esta actividade foi possível graças à reiterada solidariedade e generosidade dos particulares, mas também de uma acção continuada no sentido de canalizar para os mais carenciados excedentes produzidos pela agricultura e indústria alimentar que de outro modo seriam destruídos. Dos armazéns dos Bancos Alimentares saem em média 35 toneladas de alimentos por dia útil.

O primeiro Banco Alimentar Contra a Fome – o de Lisboa – foi criado em 1992. Existem actualmente nove Bancos Alimentares (Lisboa, Porto, Coimbra, Évora, Aveiro, Abrantes, S. Miguel, Setúbal e Cova da Beira) que embora possuam gestão autónoma se encontram congregados na Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome.
Cada Banco Alimentar tem uma área de actuação local, ou seja, a ajuda é prestada exclusivamente na área onde os alimentos são recolhidos.

Para mais informações contactar: 91 900 02 63 ou 21 364 96 55


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia