paroquias.org
 

Notícias






Papa envia representante à Terra Santa - Cardeal Etchegarray será bem vindo
2002-04-30 19:25:14

O Cardeal Roger Etchegarray vai, dia 1 de Maio, a Belém, em representação do Vaticano, para tentar negociar o fim do cerco à Basílica da Natividade. O ex-presidente dos Pontifícios Conselhos “Justiça e Paz” e “Cor Unum” foi já, por diversas vezes, enviado pelo Papa para áreas de crise, como o Ruanda, os Balcãs ou a China.

Recorde-se que, da Câmara Municipal de Belém, já tinha sido pedida a ida do próprio Papa à cidade.
“O Cardeal Etchegarray é bem vindo”, confirmou, à Agência FIDES, o Chanceler do Patriarcado Latino de Jerusalém. O Padre Raed Abushalia mostrou-se esperançado em que esta visita “possa determinar uma solução para o dramático cerco da Natividade” e não apenas uma demonstração de solidariedade. Encara-a, assim, como “uma última hipótese para resolver uma situação insustentável”, vivida não apenas no complexo da Natividade mas por “mais de 100 mil pessoas em Belém, Beit Jalla, Beit Jaour, nos campos de refugiados e nos vilarejos da área”, onde “ninguém se pode mexer, ir à escola ou ao trabalho. As crianças estão cansadas e têm fome, velhos e doentes morrem” relatou o Pe. Raed Abushalia.
O cardeal Roger Etchegaray chega à Terra Santa, às 11 horas da manhã e terá encontros com as mais altas autoridades israelenses e palestinas. Para 5 de Maio, domingo, está prevista a celebração de uma missa no Patriarcado Latino de Jerusalém. O Chanceler do Patriarca Latino de Jerusalém referiu, no entanto, que “as comunidades católicas e ortodoxas há um mês que não podem celebrar a eucaristia”, recordando que “dia 5 de Maio se celebra a Páscoa ortodoxa e que se os fiéis forem impedidos de celebrá-la, será um facto gravíssimo, sem precedentes em dois mil anos”.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia