paroquias.org
 

Notícias






XIII Capítulo Provincial dos Franciscanos Capuchinhos
2002-04-29 16:40:38

Durante esta semana, a partir de segunda-feira (dia da Abertura Solene), a Província Portuguesa dos Irmãos Franciscanos Capuchinhos realiza em Fátima o seu XIII Capítulo Provincial.


Trata-se de uma reunião magna convocada cada três anos para rever a sua presença no nosso país e eleger o Ministro Provincial e quatro Definidores ou Conselheiros que irão redistribuir os Irmãos pelas várias Fraternidades e animar a sua vida comunitária e apostólica durante o próximo triénio.
Desta vez deverá mesmo ser eleito um novo Ministro Provincial, pois o actual conclui agora dois mandatos de três anos, o máximo que pode exercer sem uma especial autorização do Ministro Geral da Ordem, raramente pedida.
Os 25 Irmãos eleitos para esta Assembleia vão reflectir principalmente sobre os temas da fraternidade e da vocação, em ordem a reassumir a sua identidade na fidelidade ao espírito de Francisco de Assis incarnado nos tempos de hoje, como forma de justificar e garantir, também, a sua própria continuidade. Por isso, o Encontro foi previamente preparado por duas Comissões, que fizeram uma apurada consulta a todos os Irmãos Professos da Província de Portugal, aos leigos que trabalham mais de perto com eles nos vários locais e actividades e aos responsáveis de outros Institutos religiosos do nosso país que também têm procurado soluções para os mesmos problemas.
Os resultados já foram reflectidos por todos os Capuchinhos numa Assembleia Plenária realizada em Mira (Aveiro) na terça e quarta-feira de Páscoa, elaborando-se, então, uma série de Propostas que vão constituir a base de reflexão e votação dos Irmãos Capitulares. Estes têm toda a liberdade para decidir sobre outros métodos e conteúdos; as é previsível que aceitem o referido "Instrumento de Trabalho" como ponto de partida, embora as Propostas venham a ser reformuladas e enriquecidas com o debate capitular, antes da votação final.
Os Capuchinhos são um dos três ramos do tronco da Ordem dos Frades Menores fundada por Francisco de Assis em 1224. Nascidos na Itália em 1517, foi do povo que receberam este nome devido ao capucho característico do seu hábito. A fundação em Portugal data de 1939, após a vinda para cá de vários capuchinhos espanhóis de Castela, Andaluzia e Navarra, fugidos à perseguição religiosa movida quando da Guerra Civil de 1936, aos quais se juntaram, depois, outros da Catalunha e de várias Províncias do Brasil. Hoje têm Fraternidades constituídas em Barcelos, Porto, Gondomar, Cabanas de Viriato, Coimbra, Fátima, Baixa da Banheira e Lisboa, onde funciona a sede ou Cúria Provincial. Vários Irmãos portugueses integram, também, a Vice-Província de Angola, juntamente com angolanos e italianos de Veneza. Para trás ficaram outras fundações em Serpa, Beja, Vale Formoso, Vila Nova de Poiares, Fafe e Ponte de Lima. E não está fora de questão que uma outra possa cessar ou ser iniciada, por decisão deste Capítulo Provincial.
Os Capuchinhos portugueses são especialmente conhecidos pelo Movimento Nacional de Dinamização Bíblica, iniciado no convento do Salvador, em Beja, a 25 de Fevereiro de 1955, e assente na Editorial DIFUSORA BÍBLICA, nos CURSOS BÍBLICOS e na revista BÍBLICA, para editar o Texto sagrado, iniciar na compreensão e vivência da Palavra de Deus e acompanhar na formação bíblica permanente. Dentre as edições, destaca-se a Bíblia Sagrada, traduzida e anotada de novo por 23 biblistas portugueses em 1998, e as colecções Dinamização Bíblica e Cadernos Bíblicos.
Deste trabalho, relançado cada ano a partir da Semana Bíblica Nacional (na última semana de Agosto próximo realiza-se a 25ª) e de várias Semanas Regionais, existem largas centenas de Grupos Bíblicos em Portugal continental e insular, França, Suíça, Luxemburgo, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Cabo Verde, Angola e Moçambique.

Para mais informações consulte a nossa página na Internet em www.capuchinhos.home.sapo.pt

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia