paroquias.org
 

Notícias






Museu de Fátima provoca a inteligência
2002-04-29 16:40:10

O Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima inaugurou oficialmente a exposição temporária «O Santo Sudário – uma provocação à inteligência».


O Professor Doutor Frederick T. Zugibe, professor de Patologia da Universidade de Columbia – E. U. A., proferiu uma conferência, pelas 15h30, subordinada ao tema “Uma Via Sacra médica do Jardim das Oliveiras até ao Calvário utilizando o Santo Sudário» onde defendeu as suas teses quanto à morte e sofrimento de Cristo, segundo as análises feitas ao Santo Sudário de Turim.
Entre outras teses, o Professor Doutor Frederick T. Zugibe defendeu que Jesus de Nazaré foi cravado na cruz, perfurando-lhe as palmas das mãos de forma que os cravos saíssem pelo pulso (uma técnica dos romanos). Segundo este catedrático, Jesus morreu, não por asfixia, mas pela dor que lhe foi infligida. Dor esta provocada pela flagelação a que foi sujeito (com chicotes de couro com pontas de ferro) o que lhe provocou convulsões; pela coroação de espinhos, tortura que lhe valeu dores insuportáveis e uma paralisia; e pela crucifixão que ao perfurar as mãos lhe atingiu nervos vitais dando-lhe dores que nem a morfina podia acalmar.
No final da conferência, o Professor Doutor Frederick T. Zugibe e o Lagrifas Fernandes foram condecorados por S.A.R. D. Duarte de Bragança, o primeiro pelo 50.º aniversário de estudos sobre o Santo Sudário, e o segundo pelo trabalho de divulgação feito em Portugal.
Seguiu-se a abertura oficial da exposição, que estará patente ao público até ao próximo dia 15 de Junho. Nesta exposição, pode ver-se um pouco do historial dos vários estudos feitos ao Santo Sudário, várias imagens representativas da Paixão de Cristo (do séc. XVIII ao XX), entre as quais um crucifixo indo-português em pau-santo, marfim e prata e uma Pietà de Thedim (o mesmo autor da imagem de Nossa Senhora de Fátima) e ainda relíquias do Santo Sudário pertencentes à Fundação Oureana e à Casa de Bragança.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia