Igreja teme maior crise de vocações
2002-04-28 16:11:16

O escândalo dos padres pedófilos nos Estados Unidos da América poderá vir a agravar a falta de candidatos ao sacerdócio na Igreja Católica norte-americana, mesmo que, para já, ainda seja demasiado cedo para avaliar esse impacto sobre o recrutamento.

"Eu creio que isso não vai dissuadir as numerosas pessoas que consideram a sua vocação", afirmou, à Agência France Presse, o padre Thomas Baima, decano do seminário Mundelein, a maior universidade americana para formação de padres, situada na região de Chicago.
Na verdade, e para já, ninguém admite que o seminário possa enfrentar uma falta de candidatos no início do próximo ano lectivo, na sequência das acusações de pedofilia que envolvem pelo menos 17 dioceses dos Estados Unidos.
Estes casos provocaram, contudo, uma degradação acentuada na imagem da Igreja Católica e tornaram-na alvo de críticas da própria comunidade católica, que atinge os 65 milhões de pessoas. Segundo uma sondagem do Instituto Gallup, divulgada ontem, apenas 50% dos
americanos têm uma opinião favorável do catolicismo, contra os 64% de há apenas dois anos.
Para o padre Thomas Baima, os acontecimentos "vão-nos tornar mais selectivos", lembrando que os seminaristas em Mundelein são já submetidos a exames psicológicos aprofundados para identificar "disfunções sexuais".

Caça aos homossexuais
Porém, na Igreja, há também quem tema que o escândalo se transforme numa caça aos homossexuais dentro de portas. "Se os responsáveis da Igreja fazem um paralelo entre pedófilos e homossexuais, então a cultura do seminário vai tornar-se hostil à homossexualidade", antevê Will O'Brien, redactor-chefe da revista católica "The Other Side".
Outra consequência do escândalo será certamente o agravamento dos já importantes problemas logísticos da Igreja, com um número de sacerdotes em quebra e a população católica em crescendo.
Mais de três mil das quase 19 mil paróquias católicas norte-americanas não têm padre, segundo o Centro para a Investigação Aplicada no Postulado, baseado em Washington.
Nas regiões do Centro e do Sudoeste, onde a falta é mais notória, os padres chegam a ser responsáveis por duas e três paróquias.
"O clero está a envelhecer e, a menos que aconteça uma mudança séria nos próximos anos, vamos ter que pedir aos padres que assumam mais responsabilidades", afirmou Mark Saucier, porta-voz da diocese de Jefferson City, no Missouri, uma região afectada pela faltade sacerdotes.

Fonte JN