Nª Sª DE FÁTIMA CHEGOU A DÍLI
2002-04-28 15:07:50

Milhares de pessoas receberam ontem em Díli a imagem de Nossa Senhora de Fátima oferecida por Portugal, uma demonstração da influência que a Igreja Católica tem em Timor-Leste.

Numa manifestação só igualável ao último comício do CNRT antes do referendo de 1999, os timorenses juntaram-se no aeroporto de Comoro e aguardaram quase duas horas, muitos deles ao sol, pela chegada da réplica da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. A imagem chegou a Díli num voo comercial previsto para as 12:30 que acabou por se atrasar mais de uma hora. Assim que avistaram o avião as pessoas começaram a bater palmas, gesto que repetiram quando o mesmo se imobilizou na pista. Uma manifestação de alegria que nem nos últimos comícios eleitorais foi observada. A réplica da Nossa Senhora de Fátima foi colocada num jipe da ONU decorado com panos tradicionais timorenses e com um altar construído na parte traseira, com flores em tons de branco e azul. Outros carros também decorados com panos coloridos e com flores seguiram na frente do cortejo, que integrava ainda os veículos onde seguiam os dois bispos de Timor- -Leste, D. Ximenes e D. Basílio. Crianças vestidas de anjo, com cestos cheios de pétalas de flores (para deitar sobre a imagem), uma centena de escuteiros, um grupo de danças tradicionais e cerca de 50 coristas "abrilhantaram" a cerimónia, com cânticos religiosos. Toda a estrada que separa o aeroporto de Comoro do centro de Díli ficou lotada de veículos, com muitas de dezenas de motas a abrirem o cortejo até à chegada à Catedral. Depois da visita à catedral de Díli, a partir de 1 de Maio e durante vinte dias, a imagem peregrina vai percorrer todos os distritos de Timor- Leste, com regresso marcado para dia 19 de Maio, um dia antes da independência. A imagem da Nossa Senhora foi pedida ao Santuário de Fátima pela diocese de Díli por sugestão do próprio governo. D. Ximenes Belo, Bispo e administrador apostólico, tinha pedido uma das cinco réplicas peregrinas, mas como estavam todas ocupadas o Santuário decidiu oferecer uma nova imagem. O Bispo de Díli esteve em Portugal na semana passada para receber a imagem e defendeu que a sua presença em Timor-Leste "é importante para a união de todo o povo". Para D. Ximenes, a inspiração de Maria, mãe de Jesus Cristo, "poderá ajudar a todos para ter a cabeça sobre os ombros", de modo a construir um futuro melhor para o país. O próprio ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor- Leste, Ramos Horta, disse em Fátima que a presença da réplica será um dos pontos altos das celebrações de Maio para a independência.

Fonte CM