Padre Português Acusado de Pedofilia nos EUA
2002-04-28 15:06:18

Há um padre luso-americano envolvido nas revelações de escândalos de abuso sexual que actualmente assolam a igreja dos Estados Unidos. Steven Furtado, de 53 anos, pastor da paróquia de Attleboro, foi suspenso pela diocese de Fall River (Massachussets, nordeste dos EUA) até ser concluída uma investigação a uma alegação de um caso de abuso que teria tido lugar há vinte anos.

"Lamento informar-vos que uma alegação de conduta sexual imprópria foi apresentada contra o vosso pastor, padre Steven Furtado. O incidente, que alegadamente teve lugar há cerca de 20 anos, é o único desse género que foi relatado à diocese", escreveu o bispo de Fall River, Sean O'Malley, numa mensagem aos paroquianos de Attleboro datada do início deste mês.

O nome de Steven Furtado é um de entre duas dezenas de padres acusados de abusos sexuais que a diocese de Fall River entregou às autoridades. John Kearns, porta-voz da diocese de Fall River, disse ao PÚBLICO que o padre Furtado "não fez quaisquer comentários" sobre o caso, que está "a ser avaliado" por uma comissão da diocese. Furtado está a passar por "testes psicológicos" e as alegações - cujo conteúdo exacto não foi divulgado - estão a ser investigadas pela diocese e pela justiça.

A diocese de Fall River fica no sudeste do Massachussets, e abrange 400 mil católicos numa população total de 730 mil habitantes. Há uma grande comunidade luso-americana nesta região; a igreja de São João Batista, em New Bedford, foi a primeira igreja fundada por portugueses nos Estados Unidos.

O padre Furtado passou por várias paróquias de Fall River. "Foi padre aqui em New Bedford, não tinha uma reputação boa nem má entre a maioria dos paroquianos", diz Manuel Adelino Ferreira, director do "Portuguese Times"; "Conheço outro padre português com quem ele trabalhou que não ficou muito surpreendido. Aparentemente ele já tinha uns problemas, na paróquia de Mount Carmel, e foi transferido para capelão de hospital; quando um padre é transferido de paróquia para capelão, isso normalmente é sinal de problemas."

Manuel Adelino Ferreiro diz que "não se tem falado muito" no caso do padre Furtado. "Os portugueses na sua maioria são católicos e conservadores, a reacção primária é que isso aconteceu há vinte anos e que há muita gente nisto [a processar a igreja] por dinheiro." António Rebelo, um camionista que vive em Attleboro, concorda: "Se ele fez alguma coisa que não está direita, tem de pagar pelo que fez. Mas para mim, num caso que aconteceu há 20 anos, parece que o que as pessoas querem é receber dinheiro."

António Rebelo frequentava a igreja do padre Furtado, e diz que "em geral, todos gostavam dele em Attleboro" e que "muita gente está com pena do que aconteceu". Rebelo acrescenta que, se o padre Furtado voltar à sua paróquia, será bem recebido: "A ideia que eu tenho é que se aconteceu alguma coisa foi há 20 anos, e não se sabe se é verdade ou não. A gente nem sabe se é com crianças, eu já ouvi dizer que foi com uma mulher que na altura tinha 15 ou 16 anos."

Nos escândalos de abusos de menores divulgados recentemente nos EUA, Furtado é o único padre luso-americano mencionado. Diz Manuel Adelino Ferreira: "Até à data não se ouviu falar de mais nenhum. Se fosse padres com mulheres, ainda vá..."

Fonte Público