Jovens desafiam a linguagem da Igreja
2002-04-28 15:03:08

O diálogo entre Bispos e jovens da Europa foi o que marcou a diferença neste X Simpósio dos Bispos da Europa. E foi um diálogo autêntico, feito de acordos e desacordos (exemplo disso é o que se passou entre um Bispo e uma jovem: uma acusação menos simpática por parte de um Bispo a uma jovem pelas posições que tomou num trabalho de grupo abalou, pelo menos nos bastidores, o bom ambiente reinante.

No entanto, esse Bispo aproximou-se posteriormente da jovem e pediu-lhe desculpa, referindo que está num país onde o catolicismo é minoritário e, por isso, habituado a reagir, por vezes radicalmente. Desta forma, se este facto parecia ensombrar o Simpósio por breves minutos, depressa se tornou num facto que lhe conferiu ainda mais valor).
Este encontro é o que mais sublinham os diferentes delegados. Também os portugueses: o Cardeal D. José Policarpo, o Bispo Auxiliar do Porto D. António Carrilho, o Bispo Auxiliar de Lisboa D. Manuel Clemente e o jovem delegado da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) Luís Manuel são unânimes em afirmar como facto mais positivo deste Simpósio o encontro e o diálogo autêntico entre Bispos e Jovens na busca de soluções melhores para a Evangelização dos Jovens.
Para Luís Manuel, da Diocese de Aveiro, “a grande afirmação que fica neste Simpósio é que a pastoral juvenil é uma prioridade e nesta afirmação fica ainda um outro aspecto relevante: os jovens, os que são os destinatários e também os protagonistas desta pastoral juvenil são um desafio a que toda a Igreja encontre uma linguagem jovem”. Foi notória a necessidade, durante os debates, de existirem encontros entre os jovens e a hierarquia. Este delegado da CEP sublinhou ainda que “ficaram lançadas linhas que, respeitando as identidades das diferentes comunidades eclesiais, são capazes de lançar o fundamento para a prioridade da pastoral juvenil e para o protagonismo dos jovens na pastoral da Igreja.
D. António Carrilho, Bispo Auxiliar do Porto e Presidente eleito para a Comissão do Apostolado dos Leigos (da qual dependem as orientações para a Pastoral Juvenil) afirmou à Agência Ecclesia “a importância do grupo para o aprofundamento e vivência” da fé. Se é preciso ir ao encontro dos jovens, D. António Carrilho pergunta: “mas quem vai? – os bispos, os párocos, os animadores... sim, mas também os outros jovens!”, sublinha. E neste encontro a estabelecer entre a Igreja Católica e os jovens, o Presidente da Comissão Episcopal do Apostolado dos Leigos aponta como preioridade “ir ao encontro dos jovens através de uma pastoral escolar e através da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica”.
D. Manuel Clemente, Bispo Auxiliar de Lisboa e delgado da CEP a este encontro
sublinha a necessidade de proporcionar o encontro entre os jovens e Jesus Cristo. “O encontro é veiculado por pessoas que o encontraram a Ele”, esclarece. Depois, afirmou, como balanço deste X Simpósio dos Bispos da Europa que “a presença de jovens do centro e Leste da Europa coloca-nos desafios de autenticidade”.
Na delegação da CEP é unânime, também, na afirmação que este Simpósio vem numa altura ideal. Isto porque se prepara, em Portugal, um documento da CEP sobre Pastoral Juvenil. “Nós temos o documento já perspectivado – esclarece D. António Carrilho - , mas as conferências deram-nos elementos que podem ser introduzidos”.