Sesimbra: festa-romaria do Senhor Jesus das Chagas
2002-04-28 15:01:28

Realiza-se nos dias 3 e 4 de Maio a habitual festa (romaria) do Senhor Jesus das Chagas, em Sesimbra, que por ser num fim-de-semana, atrairá, como é habitual, ainda mais milhares de pessoas.

No dia 3 (sexta-feira) haverá durante todo o dia a possibilidade de celebrar o sacramento da penitência e reconciliação e, ao fim da tarde, a celebração comunitária (em eucaristia) do sacramento da unção dos doentes. No dia 4 (sábado), feriado municipal, pelas 15.30 horas tem início a eucaristia, presidida pelo Padre José Lobato, pró-vigário geral e vigário da pastoral da Diocese, seguindo-se, a partir das 17 horas a procissão, que percorre durante mais de três horas o centro histórico da vila de Sesimbra, com sermão no Largo da Marinha e bênção ao mar.
Centenas de pessoas procuram cada ano, de uma forma mais ou menos tradicional (re)viver através da novena, que decorre entre 24 de Abril e 2 de Maio, a sua proximidade a Cristo glorioso sofredor na invocação de Senhor Jesus das Chagas. Este ano, partindo da simbologia do cartaz das festas, o farol foi a ideia-força, em ordem a viver um tempo de evangelização e celebração da componente de Jesus-Luz do mundo.
Ao nível cultural houve duas exposições - uma sobre «rostos de pescadores de Sesimbra» e outra de faróis. Também houve espectáculos: um recital de poesia e canto, respectivamente pelos actores João Vasco-Carmen Dolores e o Grupo Coral de Sesimbra, concertos pelos coros 'Públia Ortênsia' e 'Mater Dei', da Banda da Sociedade Musical Sesimbrense e pelo grupo «Canta Brasil».
De referir ainda que, durante a novena, decorreram as inscrições para a Irmandade do Senhor Jesus das Chgas, cujos Estatutos foram aprovados pelo Bispo Diocesano em Fevereiro passado.