João Paulo II - Vocações sacerdotais são prioridade
2002-04-23 18:37:01

A promoção das vocações sacerdotais e de vida consagrada é uma prioridade para a Igreja. A afirmação é de João Paulo II em carta enviada ao participantes do Congresso da América do Norte sobre Vocações, que decorreu, de 18 a 21 de Abril, em Montreal, Canadá.

O Papa reconhece que, apesar de “Deus continuar a chamar muitos jovens ao sacerdócio, a Sua voz é muitas vezes asfixiada por outros chamamentos”, bem como “por ideias não conformes à fé e tradição eclesial”. Perante isto, o Santo Padre propõe uma “acção pastoral capaz de apresentar esta vocação na sua integridade e de oferecer ajudas úteis” a quantos se sintam interpelados. Uma missão “de todo o povo de Deus”, sublinhou.
Reforçando esta importância, o Papa realçou que o sacerdócio “não pode ser considerado um chamamento entre muitos” já que “dele dependem a realização e desenvolvimento de outras vocações”.
João Paulo II dedicou ainda uma parte da sua carta às vocações consagradas que “sem formarem parte da estrutura hierárquica da Igreja, constituem um dom precioso para o crescimento e santidade do povo cristão”.