Patriarca ortodoxo russo diz estar pronto para encontro com Papa João Paulo II
2002-04-23 18:32:17

O patriarca Alexis II, líder da Igreja Ortodoxa russa, afirmou numa entrevista publicada hoje que está pronto a encontrar-se com o Papa João Paulo II, caso os problemas entre os russos ortodoxos e a Igreja Católica possam ser resolvidos nessa reunião.

"Já disse por mais de uma vez que estou preparado para um encontro com o Papa, mas teria de ser uma reunião que permitisse resolver os problemas" relacionados com o alegado proselitismo da Igreja Católica na Rússia e as disputas sobre a propriedade da Igreja na Ucrânia, declarou Alexis à "Gazeta Daily".

No início deste mês, o patriarca russo disse que a recente criação do Vaticano de quatro dioceses na Rússia adiou qualquer reconciliação entre as duas igrejas.

A entrevista de Alexis surge no dia em que a Duma (câmara baixa do Parlamento) deverá debater um apelo ao Presidente Vladimir Putin para proibir as dioceses católicas.

"Dado que as acções da Igreja Católica Romana apresentam uma ameaça à integridade do território na federação russa, as actividades das dioceses devem ser proibidas", diz o apelo, citado pela AP.

Cerca de dois terços dos 144 milhões de habitantes da Rússia são leais à Igreja Ortodoxa. Os 600 mil católicos são, portanto, uma minoria.

Fonte Público