paroquias.org
 

Notícias






"O Padre Não É Um Anjo"
2002-04-23 18:28:56

A via jurídica permite à Igreja tornar-se parte da solução do problema dos abusos sexuais cometidos por clérigos. Mas, na perspectiva moral, as regras rígidas da doutrina aprisionam a instituição católica ao cerne do problema.

O que pode ser feito para prevenir abusos sobre as crianças? Muito pouco. "Num ambiente de pan-sexualismo e libertinagem sexual, alguns padres, também homens deste mundo", recorda o cardeal Castrillon Hoyos, podem cair em tentação.

"Importa antes de mais insistir na formação do clero, no acompanhamento espiritual dos padres e seminaristas. O mundo é que o é e o padre não é um anjo", declara ao PÚBLICO uma fonte do Vaticano. E qualquer aceno à ordenação de mulheres sacerdotes ou o fim dos votos de celibato não previne estas situações. Se o padre não é um anjo, será um reprimido? "Estes crimes são hediondos, mas não acontecem mais entre o clero do que no interior das famílias. O fim do celibato", a ordenação de mulheres ou o controlo da (homo)sexualidade dos padres "não resolveria nenhum problema" do foro psicológico ou afectivo.

No Vaticano existe, no entanto, a convicção de que "estamos a assistir a uma espécie de caça às bruxas. Há gente que anda a mexer o caldo para fazer ferver o caldeirão". Controlar, a tempo, este tipo de situações é difícil, mas, sustentam, "os escândalos hão-de acabar; o pecado, esse, é que não".


Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia