Igreja exorta ao diálogo e ao perdão
2002-04-22 17:16:10

A Igreja venezuelana apelou sábado, em nota pastoral, ao diálogo e perdão para se superarem as convulsões que sacudiram o país na semana passada, incluindo tentativa de golpe de Estado contra o presidente Hugo Chavez.

A pastoral, assinada pelo cardeal Ignácio Velasco, arcebispo de Caracas, considera como um passo necessário para a normalização das relações «o diálogo sincero que deve ser iniciado para confrontar ideias e procurar soluções».

O documento realça a dor provocada pelos actos de violência que precederam e sucederam ao golpe de 11 de Abril, nos quais morreram cerca de 50 pessoas e centenas de estabelecimentos comerciais foram destruídos.

Velasco considera que «não basta atenuar a dor, mas sim unir os laços de sociedade que se romperam».

«Só assim poderemos viver em autêntica democracia», referiu, lembrando que um elemento essencial para se superar a crise será o perdão e que a Igreja Venezuelana está disposta a exercer os seus bons ofícios para amenizar o ambiente de confronto existente e superar o sentimento de divisão que atingiu grande parte da sociedade venezuelana.