Vaticano indignado com expulsão de bispo russo
2002-04-21 12:21:21

O Vaticano respondeu ontem, com muita dureza, à expulsão pela Rússia do bispo de Irkutsk, Jerzy Mazur, e acusou as autoridades russas de "grave violação" dos acordos da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE).

O porta-voz da Santa Sé, Joaquin Navarro Vals, pediu a suspensão imediata do procedimento de expulsão de Mazur da diocese de S. José de Irkutsk, na Sibéria Oriental, "para que possa regressar a entre os seus fiéis".

"O ocorrido representa uma grave violação dos compromissos assumidos pelas autoridades russas signatárias do documento final da OSCE, em 1989, em Viena", sublinhou Navarro.

Neste documento, referiu o porta-voz do Vaticano, exorta-se os Estados a respeitarem o direito das comunidades religiosas a construírem e manterem locais de culto, a organizarem-se segundo as suas estruturas hierárquicas e a nomearem o seu próprio pessoal.

Navarro adiantou que o bispo Mazur não foi informado dos motivos que levaram ao procedimento de expulsão, o mesmo que recentemente se verificou com a expulsão do sacerdote italiano Stefano Caprio, pároco em Vladimir e Ivanov.

A secretaria de Estado do Vaticano e a representação pontifícia em Moscovo pediram explicações formais às autoridades russas e solicitaram o regresso do bispo expulso.

A agência da Santa Sé, Fides, divulgou ontem declarações do presidente da conferência de bispos católicos da Rússia, Tadeusz Kondrusiewicz, em Lugano (Suíça), em que este chega mesmo a denunciar a existência de "uma campanha organizada contra a igreja de Roma".

As difíceis relações do Vaticano com o patriarcado ortodoxo de Moscovo complicaram-se ainda mais após a decisão do papa João Paulo II, em Fevereiro, de reorganizar a estrutura da igreja católica na Rússia com a criação de quatro dioceses.

Estas mudanças organizativas podem ter dificultado ainda mais a viagem que o papa pretendia fazer à Rússia, considerada, pelo próprio chefe da igreja católica, como o principal repto pendente do seu longo pontificado.

Fonte DN