Viseu e Setúbal juntam alunos de EMRC
2002-04-21 12:10:00

Para que os alunos percebam que não estão sozinhos nas suas escolas na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). Este foi o objectivo que levou os Secretariados diocesanos da Educação Cristã, de Setúbal e Viseu, a reunirem os seus alunos de EMRC.

No Centro Pastoral de Viseu, 620 alunos de 11, das 16, escolas de ensino secundário da diocese participaram, dia 19 de Abril, num Encontro subordinado ao tema “O amor diz-se”. “Quisemos meditar o amor sobre as suas várias formas e dimensões”, explicou, à Agência ECCLESIA, o Pe. José Cardoso de Almeida, referindo que se procurou saber “se o amor corresponde, ou não, a uma imagem transmitida pelos meios de comunicação social”.
Para o Director do Secretariado diocesano da Educação Cristã, do 2º e 3º ciclos, “o amor é, de facto, muito belo mas é muito mais profundo e sério do que aquilo que tantas vezes nos é transmitido”. “E requer muita atenção – acrescentou o Pe. José Cardoso de Almeida, porque, apesar de maravilhoso, é também muito frágil”.
Desta forma, os alunos de EMRC de Viseu puderam assistir, de manhã, a uma mesa redonda de que fez parte um casal, um par de namorados, de uma das escolas participantes neste encontro, e o Pe. José Luis Borga. A relação amor/sexo e a sexualidade como linguagem do amor foram temas inevitavelmente levantados pelos alunos, na abertura da mesa à participação de todos. A parte da tarde foi preenchida com apresentações várias (canções, poemas, danças) de cada escola, sobre o tema “O amor diz-se”.
O Pe. José Cardoso de Almeida lembrou que “a dimensão formativa está também presente neste encontro” mas que o mais importante foi “levar os alunos a perceberem que, mesmo que nas suas escolas sejam poucos inscritos em EMRC, no conjunto da diocese são muitos e que por isso não estão sós”.
Também no Encontro EMRC Inter-Escolas, da diocese de Setúbal, que se realizou em Fátima, dia 17 de Abril, se deu importância acentuada “à tomada de consciência de cada aluno de que, em EMRC, são muitos mais do que os que estão em cada escola”, referiu Albertino Silva, à Agência ECCLESIA, reconhecendo que, neste tipo de encontro, “é difícil apostar fortemente ao nível do conteúdo, ainda que se aproveite sempre para fazer passar alguma mensagem”.
Subordinado ao tema “EMRC – uma aposta para a vida”, este encontro juntou 1500 alunos de EMRC, de 25 escolas do 3º ciclo e secundário. A manhã foi ocupada com um peddy-paper em Fátima, para “conhecerem melhor o local e a história do Santuário” e a tarde, após um almoço partilhado, foi passada no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, onde foram apresentadas as várias escolas e onde ecoaram depois as letras das canções do Pe. José Luis Borga.
Na diocese de Setúbal, 9% (16 mil) dos alunos do ensino básico e secundário estão inscritos na disciplina de EMRC, sendo que no 3ª ciclo e secundário se encontram matriculados cerca de 9400.