D. Jorge Ortiga despediu-se da COPIC
2002-04-21 12:08:52

O Conselho Português das Igrejas Cristãs (COPIC) reuniu-se, dia 18 de Abril, pela última vez com D. Jorge Ortiga, como representante da Igreja Católica.

Após as eleições para a Conferência Episcopal Portuguesa, da última Assembleia Plenária, D. Jorge Ortiga vai passar o testemunho ao seu Bispo Auxiliar em Braga, D. António Marto, eleito Presidente da Comissão Episcopal da Doutrina da Fé, que também esteve, por isso, presente nesta reunião.
Em declarações à Agência ECCLESIA, D. Jorge Ortiga referiu que aproveitou “para agradecer a colaboração que pôde dar durante os últimos 3 anos nestas reuniões periódicas”.
Dos trabalhos, propriamente dito, D. Jorge Ortiga sublinhou que se pegou na carta ecuménica, “para, dialogando, ver o que se pode fazer no futuro”. Assim, ficou frisada a necessidade de “um maior empenho e preparação das iniciativas conjuntas, como por exemplo o Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos, levando-o a todas as dioceses do país”.
Ainda focada na reunião foi a necessidade de “se encontrar um reconhecimento mútuo do Baptismo”. Um ponto cuja concretização será mais difícil de alcançar pelos membros do COPIC, uma vez que “se trata de uma matéria que depende directamente da ligação com a Santa Sé”, explicou D. Jorge Ortiga.
D. António Marto substitui D. Jorge Ortiga nas reuniões do COPIC, em Junho, após as tomadas de posse das Comissões Episcopais eleitas.